Vamos a Monte Santo celebrar a 33ª Missão da Terra


Acontecerá no dia 17 de setembro de 2012 na Cidade de Monte Santo – Bahia a 33ª Missão da Terra promovida pela Comissão Pastoral da Terra da Diocese de Bonfim.

A Romaria da Terra ou Missão da Terra é um evento que acontece uma vez ao ano em várias dioceses do Brasil. Em Bonfim, a Missão da Terra iniciou em Monte Santo há 33 anos e tem percorrido quase todas as paróquias da Diocese de Bonfim e este ano retona a Monte Santo.
Ela é um momento de fé, solidariedade e compromisso que assumimos para fortalecer a resistência dos trabalhadores e trabalhadoras que viam suas terras sendo tomadas pelo latifúndio sem documentos e que muitas vezes forjavam os documentos e os posseiros que trabalhavam na terra não conseguiam a documentação para poder continuar nela. Tornou-se um momento especial de fortalecimento da missão evangelizadora que os animou a buscar a concretização da Reforma Agrária no Brasil, que infelizmente ainda não aconteceu por completo.

Não vamos esquecer que num sistema capitalista onde impera o latifúndio, as conquistas vêm da união e organização do povo. Esta é uma dentre tantas lutas que precisam ser enfrentadas para melhorar a vida dos trabalhadores (as) rurais. Por isso, a Missão da Terra grita para sobreviver, é o grito do povo pobre e oprimido que encontra nela seu espaço. Por isso, ela NÃO PODE PARAR. Vai as ruas pedi que os criminosos que mataram 6 trabalhadores nestes últimos 5 anos em Monte Santo sejam punidos. A Missão da Terra ainda quer debater sobre o período de estiagem que o homem do campo vivi. A chamada industria da seca onde grupos políticos se aproveitam do fenômeno natural da seca em benefício próprio como receber doação do governo e usá-las para seu próprio uso. Os recursos são desviados para finalidades distintas das atividades agropecuárias ou combate a seca. Desta forma, os recursos governamentais destinado à seca não atingem a população que é mais castigada, beneficiando às elites locais. Como consequência, políticas mais eficazes são proteladas, uma vez que é do interesse dos latifundiários a eternização do problema.

Por tanto, convocamos a todas as comunidades e entidades para celebrar conosco em Monte Santo no dia16 de setembro a 33ª Missão da Terra, grande festa do Povo de Deus que luta por uma vida melhor para todos e todas. Durante o dia terá caminhada. Depoimento, momento cultural e celebração da santa missa. Organize deste já a sua caravana, confeccione a sua cruz, faixas seu chapéu e venha participar. Mais informação pelo e-mail cptbonfim@cptba.org.br ou pelo telefone (74) 3541 4681.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE