Novas regras para motoboys são adiadas e vão entrar em vigor apenas em 2013


Os motoboys e mototaxistas de todo o Brasil têm até fevereiro de 2013 para fazer o curso de qualificação e utilização de equipamentos de segurança. A lei entraria em vigor no último dia quatro. A decisão do Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, foi tomada na última semana, para dar mais tempo para a capacitação desses profissionais. Para a coordenadora geral de Qualificação do Valor Humano no Trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann, ainda há falta de cursos para suportar a demanda.


Coordenadora geral de qualificação do valor humano no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann

"Os Detrans e as entidades que deveriam ter ministrado o curso em todo o Brasil não ofereceram a demanda necessária. Esse curso ele deveria ter sido disponibilizado pelo Detran e pelas entidades por eles credenciadas para isso e não houve uma oferta de curso que atendesse a demanda. Nós temos hoje quase um milhão de motofretistas no Brasil e não houve oferta de curso suficiente."

De acordo com a lei que vai entrar em vigor em fevereiro de 2013, para exercer a profissão de motoboy ou mototaxista, o motociclista deve, além de fazer o curso, ter idade mínima de 21 anos, carteira de motorista na categoria A com vencimento de no mínimo dois anos. A moto deve ser branca. Os profissionais devem andar com capacetes refletivos, proteção para motor e pernas e coletes luminosos. Os custos com os equipamentos de segurança podem variar de 192 a 268 reais.


Agência do Rádio
Foto: Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE