Planetas poderão ser vistos a olho nu neste domingo


Caso você não esteja acostumado a acordar cedo, vale abrir uma exceção nesta domingo, 15. Entre as 4h30 e as 6h haverá uma conjunção planetária entre Vênus, Júpiter e a estrela Aldebaran (a supergigante vermelha e a mais brilhante da constelação de Touro). O fenômeno é também chamado de alinhamento dos planetas e poderá ser visto a olho nu.

“Uma conjunção planetária ocorre quando os astros estão angularmente próximos no céu, na mesma direção. Neste domingo, as pessoas poderão ver esse alinhamento na condição mais favorável de observação. Depois disso, a própria movimentação orbital faz com que a posição do alinhamento seja gradativamente desfeita”, explica o diretor do Observatório Astronômico Antares, órgão vinculado à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Paulo Poppe.

A previsão é que os planetas e a estrela poderão ser vistos até a próxima sexta-feira, 20 de julho, mas no dia 15, em especial, terão a companhia da Lua em fase minguante.

Segundo Poppe, a visualização dependerá das condições climáticas. “A observação depende de alguns fatores, mas ao olhar para o céu no horário indicado, as pessoas vão notar que há três objetos bem brilhantes facilmente, uma vez que se trata dos planetas mais brilhantes do sistema solar e a estrela Aldebaran também é bastante luminosa”, diz.

De acordo com o professor Jair Barroso, do Observatório Nacional, os astros poderão ser vistos no horizonte nascente, isto é, no lado leste, onde “nasce” o Sol, mas estarão com pouca elevação. “As regiões mais próximas do Equador, como o Norte do País, poderão ver o fenômeno com mais facilidade”, afirma.

(A Tarde)
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE