MARIA JOSÉ DEIXA CENTRO DE REFERÊNCIA DA MULHER EM BONFIM


CARTA DE GRADECIMENTOS

Em virtude de estar sendo convocada para outra instituição, através de concurso público, informo que a partir do mês de julho/2012 não farei mais parte do quadro da equipe do Centro de Referência da Mulher - CRM, melhor dizendo, do Governo Cuidando da Nossa Gente. Sendo assim, não poderia deixar de usar os espaços midiáticos, os quais me foram tantas vezes concedidos para divulgação dos trabalhos do CRM e aproveitá-los para agradecer a todas as pessoas que acreditaram no meu trabalho e que caminharam comigo na empreitada da causa da mulher, função que com afinco e orgulho ocupei desde janeiro de 2010.

AGRADECIMENTOS



Gostaria de abraçar cada pessoa que acreditou e apoio o meu trabalho, que protagonizou a construção de uma proposta territorial rumo à emancipação e empoderamento da mulher no Território do Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI). Como não há espaço suficiente para grafar o nome de tantas autoras e autores sociais, menciono apenas alguns, porque fizeram parte do meu dia a dia:

CRM - Quero agradecer à equipe do CRM, minhas companheiras de trabalho, que imbuídas do espírito feminista, caminharam abraçadas comigo, nesta luta. Ao motorista do CRM, o Roni, fiel escudeiro, a quem quero pedir desculpas pelas muitas horas de trabalho, quando me acompanhava para as palestras e reuniões em horário de almoço, à noite, dias santos e feriados. Um companheiro de verdade! Agradecer as estagiárias do CRM que desenvolveram um belo trabalho.

REDE MIDIA - Quero agradecer a Radio Caraíba, a Radio Rainha FM, a TV Bonfinense, a Tv Bonfim News. Em nenhum momento o CRM precisou marcar horário para fazer uso nestes espaços midiáticos. Por extensão, quero agradecer a todas as pessoas que por trás dos bastidores, sempre estiveram à frente desta causa.

REDE NÃO GOVERNAMENTAL - Quero agradecer a todas as Associações de Bairros e as Associações ligadas à causa da mulher. Agradecer aos sindicatos que caminharam fielmente com o CRM. A APAC, a Pastoral da Criança, as Comunidades Rurais, aos Assentamentos, ao CETA, aos Conselhos Municipais, o Conselho Comunitário de Segurança Pública, protagonista da audiência pública que discutiu juntamente com a gestão municipal atual o advento do CRM a esta cidade. Também aos alunos da UNOPAR e UNIDERP. Não poderia deixar aqui de mencionar o nome de Antonio D’ogundolê, que representa as religiões de matrizes africanas e os bispos episcopais da Igreja Cristã Adventista 7° Dia, que por muito apoiaram as ações do CRM.

REDE GOVERNAMENTAL - Agradecer de forma especial as polícias Militares e Civis, ao Ministério Público, Defensoria Pública e Juizados. Agradeço de forma especial também aos Agentes Comunitários de Saúde – ACS - que fazem um trabalho brilhante na divulgação das “boas novas para as mulheres”. Quero agradecer aos Vereadores Municipais de Senhor do Bonfim, as Secretarias de Governo, a ASCOM (assessoria de Comunicação), aos projetos e programas sociais do município que defendem a causa da mulher. Também agradecer aos alunos e professores da UNIVASF e UNEB, Rede Municipal e Estadual.

REDE TERRITORIAL - Também quero agradecer as companheiras e companheiros de luta das cidades que compõem o TPNI, na qualidade que integra a comissão territorial: Andorinha, Campo Formoso, Filadélfia, Jaguarari e Pindobaçu. Não poderia deixar de fora a equipe de governo/sociedade civil da cidade de Itiúba, que apesar de não fazer parte do TPNI sempre esteve presente em todos os eventos do CRM. Agradecer também ao Comitê e ao Colegiado do TPNI.

REDE ESTADUAL - Também quero agradecer o apoio que recebi da SEPROMI (Superintendência de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia), ao CEAFRO (Centro de Estudos Afrodescendentes - Universidade Federal da Bahia). Agradecer as companheiras da Secretaria Estadual de política para as Mulheres – SPM. Ao todo, estas são as redes que integram a “REDE DE ATENÇÃO À MULHER”.

AO GESTOR - De propósito deixei por último, o meu querido Dr. Paulo Batista Machado, Gestor da Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim. Homem sensível à causa da mulher. Na sua gestão trabalhei com autonomia política para fazer as coisas acontecerem de acordo com as normas técnicas da Instituição. Sei das dificuldades e dos avanços que esta política tem enfrentado para se manter como política de território. O CRM aqui chegou em 2010, no Governo da atual gestão, como política de Estado a nível territorial, mas que tem na Gestão bonfinense sua despesa integral, contando apenas com alguns poucos apoios. Ao gestor Paulo Batista Machado os meus sinceros agradecimentos. Por extensão quero agradecer a Secretária Municipal Camila Machado e a ex secretária, Fátima Brasileiro.

HISTÓRICO -
Desta forma, também quero agradecer de coração Entrei para o quadro da Prefeitura de Senhor em 2008, na gestão do Governo o Povo em Primeiro lugar, ocupando a função de digitadora do Programa Bolsa Família, em 2009, por indicação de da secretária Fátima Brasileiro, ascendi ao cargo de Assistente Técnica da Secretaria de Assistência Social e em 2010 fui nomeada para ocupar a função de Coordenadora do Centro de Referência da Mulher. Com muita coragem, também desenvolvi as funções de Mobilizadora e Articuladora de Políticas públicas para as Mulheres no TIPNI (Território do Piemonte Norte do Itapicuru). Neste período também assumi outras responsabilidades dentro do governo como: Membro do Grupo Gestor Municipal de Educação (GGM). Portaria conjunta 001/2008; Conselheira e 1ª. Secretária do Conselho Municipal de Cultura; Membro do Conselho Municipal de Assistência Social; Membro da Comissão permanente do IBGE (2010); Coadjuvante do Programa de Habitação (Minha Casa, Minha Vida); Membro da Comissão de Defesa Civil do Município; Membro do Grupo da Construção do Plano Ambiental Municipal; Agora deixo o cargo de coordenadora do CRM, mas não deixo a militância. Deixo a prefeitura de Senhor do Bonfim, mas não me desligarei da luta em favor das mulheres.

MENSAGEM - Às mulheres deixo minha mensagem de otimismo: nunca desistam! Lutem até vencer! Às companheiras de luta, que nunca se cansem de ajudar, abstraindo-se do julgamento de valor. Aos parceiros de luta, meu incentivo a se tornarem multiplicadores das idéias da desconstrução do machismo.

DESPEDIDA - Por fim, quero dizer que não deixo e nem levo inimigos. Contudo, sabemos que muitas pessoas nos amam pelo o que nós somos e que muitas outras nos odeiam pelo mesmo motivo. A todos e todas deixo a paz e levo a paz. Saio do governo com a consciência tranqüila de um trabalho bem feito, elaborado com muito esmero. Desejo que as sementes que plantei e reguei nos corações por onde passei germinem e floresçam e que se tornem árvores de densas sombras e frutos saborosos. As pessoas que aqui não citei o nome, e são muitas, não quer dizer que sejam menos importantes, ao contrário, foi com elas que aprendi a ser a pessoa que sou.


MARIA JOSÉ FERREIRA ALVES (Ex coordenadora do CRM) Senhor do Bonfim, 03 de julho de 2012
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE