IMAGENS FORAM LEVADAS PARA RESTAURAÇÃO EM RIO DE CONTAS


Em solidariedade com o que aconteceu no último dia 06 de junho passado, quando o jovem Edilson, em um momento de transtorno emocional e mental teria arrancado a imagem do alto do altar na Catedral do Senhor do Bonfim, e ficado de braços abertos no lugar da imagem, fato esse que chocou a comunidade católica de Bonfim da Bahia e até mesmo em Roma. Os restauradores da Empresa CARAVAGGIO ARTE E RESTAURO LTDA ME, Terezinha e Thiago Borges estiveram na tarde dessa terça-feira em Senhor do Bonfim juntamente com a Museóloga Ana Tereza Matos, e analisaram minuciosamente cada pedaço da imagem danificada.



Em entrevista com o Repórter Netto Maravilha a Restauradora Terezinha informou que o estado de conservação da imagem já estava bem comprometido, e quanto ao fato ocorrido em junho, ela disse que no mínimo era “sinistro” (assombroso - arrepiador).
Ainda de acordo com Terezinha na restauração há três princípios fundamentais, que são:



Legibilidade – Reversibilidade – Estabilidade

Estabilidade – O material utilizado tem que ser estável, não pode ser qualquer coisa, não se pode utilizar gesso e sim um material, com massa estrutural que suporte toda uma história pela frente.

Reversível – Não pode utilizar um cimento, não pode ser um durepox porque essa massa não sairia mais, e daqui a cem anos, a restauração seja deixar como está, pode ser que ocorra um sinistro a peça não volta a ser o que era, pode se colar, mas ela vai ficar sem um dedo, o que se perdeu não se faz de novo, a técnica de se utilizar um material reversível na restauração é primordial por que a qualquer momento que a restauração for questionada por intervenção atual ela pode ser retirada.

Legibilidade – Trata-se da documentação legal que reconheça a legalidade da restauração.



Terezinha é autora de restaurações tais como, o forro da nave central da Igreja do Senhor do Bonfim;
Na Igreja de Monte Serrat, em duas etapas, em uma igrejinha da época da colonização;
Na Igreja do Carmo de Cachoeira na ordem terceira, em uma caixa de papelão com uma jóia dentro;
Na Igreja de São Francisco com douramento, projeto som e luz da fundação Roberto Marinho;
Na Igreja Matriz de Cachoeira, Igreja do Santíssimo Sacramento;
Em Maragogipe no altar do Santíssimo Sacramento;
Em Rio de Contas atualmente.
Entre outros trabalhos como imagens particulares, trazidas da Europa e particulares vinda de fora etc.

A imagem do Senhor do Bonfim que é feita de cedro foi entronizada no ano de 1774, passando pela primeira restauração no ano de 1926, pelas mãos do baiano Pedro Ferreira.



Ainda em conversa com a Restauradora Terezinha, questionamos quanto tempo levará pra a restauração da Imagem, “De acordo com a Senhora Leonor, essa ano será comemorado 200 anos da paróquia em dezembro, e sem sombra de duvidas a imagem é fundamental estar presente, então temos até dezembro para providenciar, a restauração, mas não quer dizer que dure tudo isso, pode ser que uma semana consigamos ou quem sabe três meses?”, disse Terezinha.

Na oportunidade foi levada também a imagem do Senhor morto, por apresentar danos na estrutura.

As duas imagens foram levadas para a cidade de Rio de contas onde está sendo feito serviços de restauração em uma Igreja na localidade.


Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE