Sabatinado pela Bonfim News, Machado vai dos avanços da gestão a percalços políticos inéditos


Em programa realizado na noite desta quarta-feira (30) nos estúdios da Bonfim News, o atual prefeito e candidato a reeleição Paulo Batista Machado foi sabatinado pelos repórteres políticos George Catatau, Walterley Kuhin e Cleber Vieira por mais de uma hora, respondendo a questões polêmicas sobre a sua convivência com ex-companheiros de partido e relação política com figuras notáveis, realizações ao longo de sua gestão na prefeitura de Senhor do Bonfim e projetos que gostaria de realizar com a possibilidade de mais um mandato.

Permanência – Ao ser perguntado por que gostaria de permanecer como prefeito do município, Paulo Machado respondeu que quem já está no cargo pode fazer uma avaliação mais pé-no-chão e mais concreta do que é realmente governar. “Do meu plano de governo eu consegui aplicar cerca de 70% e vou mostrar a população. Isso me dá condição de dizer que existem coisas que funcionam e coisas que não funcionam, coisas que são apenas conversa fiada, que muitos colocam em seus planos de governo. Uma coisa que eu percebi é que muitos prefeitos fazem obras de maquiagem, fazem praças, calçam ruas de forma esporádica e sem planejamento. Senhor do Bonfim tem um problema grave, que é a falta de infraestrutura e eu fui percebendo aos poucos que para Bonfim melhorar deveria ser feito um investimento de ordem infraestrutural. Nunca se pensou em saneamento básico até hoje. Tolera-se o Canal da Malaria, mas ninguém nunca fez nada pra resolver isso. A infraestrutura de estradas não está boa. A infraestrutura educacional, esta já avançamos muito e a da saúde tem avançado. Senhor do Bonfim é uma cidade sem planejamento estrutural. Eu não sei como prefeitos passaram anos e anos em Bonfim e não perceberam isso. E o pior é que estão felizes e dizendo que fizeram muito pelo município”.

Projetos – Segundo Paulo Machado, alguns projetos não foram à frente por que não dependeram apenas de sua vontade, dependiam de recursos minguados que não chegavam de forma nenhuma para Senhor do Bonfim. O prefeito afirma que “uma coisa era governar com Lula, outra coisa é governar com Dilma. Enquanto Lula repassava a cada deputado R$ 12 milhões para emendas parlamentares, Dilma repassa apenas R$ 2 milhões. Como os ministérios fecharam praticamente os editais, a nossa prefeitura trabalhou praticamente no vermelho durante os quase quatro anos de meu mandato. Nos oito anos que me antecederam aqui chegavam mais de 30 milhões para obras. E uma coisa é trabalhar com dinheiro, outra coisa é trabalhar com pífios recursos próprios”.

Problemas enfrentados – “Eu passei um bom tempo corrigindo trabalhos mal feitos. Calçaram ruas sem esgoto... Bonfim não tem saneamento, o que Bonfim tem é manilhamento... Nós conseguimos R$900.000,00 para realizar uma licitação, para contratar uma empresa para criar um Plano de Saneamento para o município! Mas, para sanear todo o município vai custar R$ 20 milhões. A Praça Nova do Congresso, por exemplo, que vinha daquela grande reforma feita pelo prefeito anterior até a minha chegada como vice, era uma praça boa, sólida e resistente. A Praça Nova hoje ta toda rachada, o piso está ruim, cheio de altos e baixos. Eu tive dificuldades em fazer a praça por que já a peguei toda desnivelada até entregar a população. Muitas coisas foram pagas e não foram feitas, e outras foram feitas e não foram pagas. Alem de enfrentar problemas na justiça, tenho de pagar a um empreiteiro cerca de R$450.000,00. Eu tive problemas com o Mercado Municipal que eu inaugurei na raça, por que era uma favela ali fora. Foi uma obra mal feita, problemática, nunca consegui fazer a câmara fria e já investi mais de R$30.000,00, um teto baixo. O piso da praça de alimentação se desmanchando... Encontrei dois Hortifrutigranjeiros querendo cair o telhado. O Parque da Cidade no casco, eu asfaltei, iluminei, coloquei equipamentos lá dentro. Tenho dívidas a pagar, estou enfrentando processos na justiça. O responsável pela construção quer R$600.000,00, eu dei a ele 10 mil metros como indenização e ele não está satisfeito. Encontrei uma Rodoviária no escuro durante anos e anos, eu a iluminei. As entradas da cidade foram iluminadas por mim, pensando no bem-estar da população.

Polêmicas – Ao ser questionado sobre o seu relacionamento com ex-companheiros de partido, Machado revelou que foi muito atrapalhado por interferências de membros do PT. “Por exemplo, quando retirei Gorete Braz da pasta da Saúde e quis nomear Francisco Lustiago como secretário de Saúde, houve uma revolução no partido, disseram que eu deveria ter ido lá para o PT indicar o nome. Ou seja, o prefeito não devia ter autonomia! Eu retirei Gorete da Secretaria de Saúde por que ela nunca esteve no lugar certo. Eu coloquei Gorete por pressões! Ouve uma reunião no diretório do PT que eu fui chamado e eu resisti durante um mês a essa nomeação. Por que eu dizia, ela é formada em letras, professora, ela não é pra área de saúde. Eu a nomeei, mas sabia que problemas surgiriam. Dizem que eu governo com o coração? Coração é ali! Sem nenhuma razoabilidade, sem nenhum controle dos processos ela utilizava o dinheiro da farmácia básica pra pagar salários. Ou seja, ela aplicava mal os recursos. O tempo inteiro eu tentando controlar aquela secretaria, nomeações sem meu conhecimento, aumento de salários de maneira descontrolada. Havia uma grande má vontade por parte do partido em que eu estava, não queriam me dar chance, as avaliações eram sempre negativas. O ex-prefeito Carlos Brasileiro nunca deu uma entrevista dizendo ‘o prefeito é bom’! Essa escola que ele fez é boa! Muito pelo contrário, ele sempre dizia “precisa melhorar”, “não ta bem”. Eu passei oito anos sendo assessor, ajudando incentivando. Eu não tive um incentivo! Depois do episódio da retirada de Gorete da Secretaria de Saúde começou a ser um inferno. Eu sempre fui excluído por parte do PT, por exemplo, no primeiro ano de governo quando fui eleito vice, todo dia, às 17h00, o primeiro escalão se reunia pra avaliar o governo. Eu nunca fui chamado. Eu era vice-prefeito, era o secretario de Educação e fui saber depois que havia essas reuniões”.

Mito – “Eu assumi um governo quando prevalecia na cidade um modelo de como deveria ser um prefeito: um prefeito com uma linha mais autoritária, como um prefeito que ‘salvou a cidade’. Eu, como sou um prefeito popular, que é a minha natureza, de fácil lide com o povo, que tem preocupações com os mais excluídos, um prefeito que busca trabalhar questões estruturais que não aparecem muito, isso me levou a uma avaliação negativa dentro do partido. O meu vice, Dr. Aurélio, senta-se à minha mesa todo dia, divide os processos e assina o governo comigo. Eu, enquanto vice eu entrei duas vezes no gabinete do prefeito naquele primeiro ano. E entrei, eu numa cadeira embaixo e ele em cima. Durante a reforma da Praça Nova, eu coloquei meu gabinete lá e só sai quando inaugurei a praça, e fui lá pra Praça da Feira para acompanhar a conclusão da obra”.

Reestruturação – “A Secretaria de Saúde saneou seus problemas financeiros. Antônio Marcão é um técnico. Digam o que quiser, eu estou muito satisfeito com o trabalho de Marcão. O resultado desse trabalho só se vai perceber daqui a uns dias, porque é um trabalho que mexe na estrutura da saúde e os resultados estão começando a chegar”.

Ousadia – “Existiam problemas na cidade que ninguém mexia e os pontos de ônibus eram um deles. Era um verdadeiro inferno padre reclamava, bispo reclamava e eu fui lá e tirei o ponto de ônibus da Praça da Igreja. A Feira de Cereais era uma vergonha, até quando nós tiramos aqueles cereais dali e o colocamos dentro do Mercado, na raça mas conversando com a população, encontrando ratos e buracos no meio dos cereais, onde as pessoas faziam suas necessidades como verdadeiros sanitários públicos. São mudanças pequenas, mas muito significativas. Eu vou fazer agora aquela praça atrás dos correios, onde ficam os vendedores de requeijão. Já tenho o dinheiro e vai ficar bonita”.

Descaso – “Tenho me queixado com Jaques Wagner, por que depois que eu saí do PT as coisas andam mais devagar, quase parando. Eu fui a uma audiência com um secretário de estado que não levou um papel e uma caneta. Eu pedindo coisas para Bonfim e tive que pedir que chamasse alguém para anotar minhas solicitações... Isso mostra como as coisas funcionam! Na verdade, se faz muito discurso da democracia, do bem do povo e Wagner faz isso muito bem, não discrimina ninguém. Mas pessoas que têm interesses político-eleitorais fazem, sim! Seguram processos. Eu tenho uma licitação pra resolver de um calçamento no valor de R$600 mil que nunca se resolveu. O estado é quem tem que fazer. Mas a CONDER: ‘é hoje, é amanha”... Marcam a data e eu vou lá, e não fazem. Bonfim tem perdido muito com isso!”

Avanços e crescimentos em varias áreas

Educação – “Hoje Senhor do Bonfim conta com escolas de primeiro mundo. Com ar condicionado nas salas de aula, a Escola Nívea Seixas é modelo para todo norte da Bahia. Não existiam creches. Aqui elas se resumiam a pequenas salas nas escolas. Hoje as creches que estão sendo construídas, cada uma está no valor de R$1.3 milhão. Temos as escolas que estão sendo reformadas. Temos a construção da creche em Missão do Sahy, de R$ 1.298.685,13. Temos a construção da Escola Quilombola de Tijuaçu e a de Passagem Velha, de R$ 1.180.396,00 cada uma. A construção da creche do bairro do Alto da Maravilha é exatamente R$ 1.299.437,27. Hoje nossas escolas têm refeitório, sala de informática, biblioteca, espaço de lazer, salas de aula com ar condicionado... Hoje temos realmente escolas. Além disso, nosso compromisso com os programas Mais Educação, Educação Integral e Educação Inclusiva. Isso não acontece somente aqui na cidade não, mas, na zona rural também”.

Como anda a Saúde – “Eu encontrei uma Saúde com apenas 45% de cobertura na Atenção Básica... Pra se ter idéia, Salvador só tem 16 % de cobertura para a população. E durante a minha gestão alcançamos 58% de cobertura. Vou inaugurar agora um PSF no loteamento Monte Alegre, está autorizada a construção do PSF de Tanquinho e com esse PSF nós alcançaremos 75% de cobertura! Estamos construindo a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, fazendo a reforma dos postos de saúde tradicionais e dos Postos de Saúde da Família – PSF. Estamos investindo no Hospital Regional: R$35.000,00 para mudar toda instalação, R$18.000,00 para colocar os gases da emergência e R$180.000,00 em projetos já aprovados pela Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB, isto para implantar a semi-UTI e a UTI Neonatal e novos ambulatórios. Um novo hospital para Senhor do Bonfim: R$150.000,00 com projetos de infra estrutura hidráulica, elétrica etc. para complementar essa grande reforma de R$12 milhões. A reforma dos postos de saúde chegam a R$ 910.231,35”.

Habitação – “Estamos tendo a maior revolução habitacional de Senhor do Bonfim com a construção de quase duas mil casas. Quando eu assumi encontrei 27 casas inacabadas e invadidas na Rua da Missão, no loteamento Jonas Costa. Tive que contratar outra empresa pra terminar as 150 casas. Foram construídas 35 casas em Missão do Sahy. Sucesso é estarmos construindo duas mil casas em Senhor do Bonfim, que fui buscar em Brasília, uma a uma! Entre elas 481 casas habitacionais no Loteamento Cidade Nova III, R$ 21.407.878,60 e 100 unidades habitacionais no loteamento Brisas do Monte, 2º etapa, R$ 234.194,27”.

Na área de infraestrutura

“Em um primeiro momento, existem obras que não estão aqui nesta exposição: como a conclusão da Praça Nova, Mercado Municipal, Parque da Cidade, os balcões de Hortifrutigranjeiros, as casas da Rua da Missão... Nós temos colocado em exposição em vídeos, fotos e em banners somente as obras mais atuais: reforma do Ginásio de Esporte Paulo Braga; R$97.596,21; ampliação e reforma do Núcleo de Esportes do Estádio Pedro Amorim; R$ 234.194,45; pavimentações das ruas Jardim Aeroporto, Rua projetada I e II no Parque da Cidade e nas ruas Otacílio Neves, Bananeira, Av. Raimundo Gomes Soares no bairro da Pêra, R$ 570.931,65; pavimentação das ruas Luciana Guimarães, Renato Guimarães e Miguel Pinheiro no bairro Pebinhas, R$ 188.716,87; pavimentação do Bairro da Pêra, R$ 202.894,3; pavimentação do Bairro Santa Luzia, R$ 176.143,89; Praça de Convivência do distrito de Igara, R$ 582.407,89; abrigos de trânsito, R$ 37.323,50; urbanização do acesso principal do distrito de Tijuaçu, R$ 107.383,31; praça das Casas Populares, R$ 126.045,52; entrada do povoado de Passagem Velha, R$ 80.619,00; pavimentação do bairro Jardim Aeroporto, R$ 570.960,65; quadra do distrito de Quicé, R$ 488.948,91; quadra do distrito de Missão do Sahy, R$ 488.948,91; quadra do povoado de Passagem Velha, R$ 273.240,47”.

Assistência Social – “Nós avançamos muito também levando CRAS para Tijuaçu, Igara e Quicé, programas como o Pró-jovem, Leite Fome Zero, Peti, É Tempo de Viver e Inclusão Produtiva.

Qual a mensagem ao povo? – “Eu queria dizer à população que preciso continuar pra continuar todas essas obras. Eu preciso de mais tempo. É injusto que o outro tenha tido oito anos e eu só quatro. Eu preciso de mais quatro anos, de trabalhar com a minha equipe. Aí sim, quero ver o que vão dizer. Preciso levar a frente meu plano de governo que só cumpri 70%.


Governo Cuidando de Nossa Gente
Assessoria de Comunicação Social
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE