Governo de Senhor do Bonfim trará Projeto Carroceiro da Univasf



O Governo Cuidando da Nossa Gente está trazendo para Senhor do Bonfim o Projeto Carroceiro, desenvolvido desde 2008, em Petrolina, por docentes e discentes do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

O Projeto Carroceiro tem como objetivo promover o bem-estar dos animais de tração (cavalos, jumentos, burros), comumente utilizados para transporte de cargas da zona rural à cidade.

Uma equipe formada por 12 pessoas, coordenada pela professora de medicina veterinária, Adriana Gradela, com participação do professor, Marcelo Domingues, deve promover em maio ou junho, em Senhor do Bonfim, atividades de conscientização junto aos carroceiros e realizar, inicialmente, atendimento médico-veterinário em 60 animais.



Pelos animais – De acordo com o cronograma do projeto estão previstas as seguintes ações: 1. Cadastramento dos carroceiros e animais; 2. Socialização de informações sobre o manejo correto e o bem-estar dos animais, dentre elas: controle populacional, destino adequado dos materiais transportados e tratamento de feridas e nutrição; 3. Desverminação e vacinação dos equideos; 4. Distribuição de amostras de sal mineral.

“O projeto busca mudar a forma de pensar das pessoas [em relação aos animais], dando-lhes instruções sobre o peso da carga, a importância da alimentação adequada e do tempo de descanso. Somos um grupo que quer ver os animais que fizeram história no Nordeste serem reconhecidos e bem cuidados. Queremos deixar a mensagem de que os animais de tração não são máquinas de trabalho, que são seres vivos e, como todo ser vivo, precisam de cuidados, principalmente os animais dos carroceiros que são o meio de sustentação das famílias. É através dos fretes, levados por estes animais, que vem a única fonte de renda. E, como todos sabemos, o que eles ganham em troca é agressão física” – esclarece Juliana Siqueira, graduanda em Medicina Veterinária e membro da equipe do Projeto Carroceiro.

Além das atividades que serão desenvolvidas junto aos carroceiros, estão previstas a realização de palestras em escolas municipais de Senhor do Bonfim. Na oportunidade, o grupo apresentará a peça teatral “O Jumento é Nosso Irmão”.

Saiba mais – O Projeto Carroceiros não tem fins lucrativos e já beneficiou 132 carroceiros e 289 equídeos. Cerca de 8.599 crianças, 542 pessoas, dentre elas, discentes e docentes da Univasf e médicos veterinários do município de Petrolina e adjacências foram envolvidos e beneficiados com as atividades, desenvolvidas gratuitamente.

Em Bonfim – De acordo com a coordenação, a equipe do projeto deve comparecer ao município no dia 19 de maio ou no dia 02 de junho. A participação dos carroceiros bonfinenses é de fundamental importância.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE