Brasileiro pede pavimentação da estrada para o distrito de Carnaíba


O deputado Carlos Brasileiro (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa , indicação ao governador Jaques Wagner para que proceda a pavimentação asfáltica de 18 km da estrada que liga a BA-131 ao distrito de Carnaíba, no município de Pindobaçu. Ela também contempla as comunidades de Itapicuru, Marota e Carnaíba de Baixo, chegando até a Serra da Carnaíba.

A indicação do deputado reforça o pedido já feito ao governo estadual, através dos secretários de Infraestrutura, Otto Alencar, e da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia. No ano passado, em encontro com Correia, Brasileiro falou da importância da execução dos serviços para a melhoria do fluxo na estrada, visando facilitar não apenas o escoamento da produção mineral e agrícola, mas também garantir a fluidez do tráfego dos veículos e promover o acesso da população aos serviços mais complexos, sobretudo na área da saúde.

De acordo com o parlamentar, a região do distrito de Carnaíba é um importante polo de mineração do estado, onde vivem mais de 10 mil habitantes. Na opinião de Carlos Brasileiro, trata-se de uma das principais regiões do país para a produção de esmeraldas, cujo garimpo existe há cerca de 50 anos e contribui de forma direta para a economia de toda a região do Piemonte Norte do Itapicuru.

Desde a descoberta do garimpo, em 1963, houve um grande adensamento populacional na região, cujos habitantes se espalharam nas circunvizinhanças, formando os outros núcleos de produção da gema. A produção anual da gema na região chegou a ultrapassar 31 toneladas, movimentando o montante de 5 milhões de dólares anuais, garantindo à Bahia o status de maior produtor de esmeraldas no país.

Hoje, as atividades do garimpo continuam proporcionando grande movimentação na estrada de 18 quilômetros que liga os povoados do distrito e a BA-131, diante da demanda de produtos e serviços para a população que vive naquela área. "Há, portanto, a necessidade de garantir um transporte mais digno para todos que utilizam a estrada, cidadãos, inclusive, de outros estados e de diversas partes do mundo", ressaltou o deputado.


Gabinete do Deputado Carlos Brasileiro
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE