O CINE BONFIM APRESENTA NESTA QUINTA (12/04/12) NO CINEMA O FILME: “ESTAMIRA”


RELEASE

CRÍTICA - ESTAMIRA: “Estamira” relata fielmente a vida de uma senhora tachada como louca pela família e médicos, porém de uma lucidez incrível.
Este foi o primeiro documentário do originalmente fotógrafo Marcos Prado. Vencedor de um total de 23 prêmios nacionais e internacionais conta a história de Estamira, mulher simples de vida difícil que encontra no lixão uma possibilidade de sobrevivência.
Essa senhora de 62 anos de idade renega a Deus por diversas razões e é capaz de explicar todos os fenômenos naturais e humanos de forma lúcida, eloqüente e ao mesmo tempo questionadora. Ela é uma prova de que as pessoas têm sim a capacidade de pensar e agir de forma contrária à padrão e se manterem intelectualmente ativas, embora os psicanalistas que a tratam discordem desse conceito preferindo dopá-la à ouvi-la.
Estamira não é uma mulher estudada, pelo contrário, mal sabe ler já que durante a infância passou por maus bocados que, no decorrer do documentário, servem para explicar suas “crenças” e instabilidade emocional.
A direção de Marcos Prado foi brilhante, ele não tentou dar voz à Estamira, ele simplesmente buscou uma forma de tornar visível sua existência para que servisse de exemplo nu e cru para todos aqueles que venham a se interessar por compreender o ser humano como indivíduo racional, não só emocional como estamos acostumados a ver nas telas de cinema.


TÍTULO ORIGINAL: ESTAMIRA
GÊNERO: DOCUMENTÁRIO
DURAÇÃO: 115 MIN.
ANO: BRASIL - 2006
DISTRIBUIDORA: RIOFILME/ZAZEN PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS
DIREÇÃO E ROTEIRO: MARCOS PRADO

CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!!!
NÃO PERCA!!


SECULT – Senhor do Bonfim
SECRETARIA DE CULTURA
"GOVERNO CUIDANDO DA NOSSA GENTE”
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE