Governo de Bonfim realiza o primeiro faxinaço de combate a dengue no Alto da Maravilha



O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria da Saúde e a Coordenação de Endemias realizou nesta sexta-feira (27), o primeiro faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da dengue no bairro do Alto da Maravilha e imediações.

Itinerário – A ação de combate a dengue partiu do PSF do Alto da Maravilha, percorreu as principais ruas do bairro, sendo concluída com seu retorno ao posto de saúde. O cronograma de faxinaços faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue, organizado pelo governo municipal e de todas as secretarias municipais.

Cerca de 50 agentes (entre eles, de endemias, de saúde e de limpeza), alunos do Projovem e da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima participaram da ação. Foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito.

A dona de casa Marcela Pereira, de 43 anos, ainda aponta os maus hábitos das pessoas que não colaboram com a luta contra o Aedes Aegypti. “Aqui tem muito mosquito, rato, barata porque tem muito lixo espalhado. Meus vizinhos não têm respeito e não ligam se vai juntar bicho pra comer os restos. Aqui ninguém coloca o lixo nos sacos, jogam na frente das casas, tomando sol e chuva, juntando mosquito que não deixa ninguém dormir à noite” – lamentou.

Área de risco – A localidade é considerada área de risco por conta do acúmulo de lixo e de objetos que concentram água e por isso geram muitos focos do mosquito da dengue. Agentes que visitaram algumas ruas encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

Próximos passos – Após esta etapa, a equipe seguirá para o bairro Santos Dumont no próximo dia 03 de maio, e seguirá o seguinte cronograma: 11/05 (sexta-feira) no bairro São Jorge, 18/05 (sexta-feira) no bairro dos Pebinhas e 25/05 (sexta-feira) no bairro do Bonfim III.

“Todos fazem parte deste projeto de Mobilização Social: a comunidade está aderindo e participando de forma ativa, a coordenação de endemias está promovendo os faxinaços e a Secretaria de Saúde está apoiando nossas atividades, marcando presença e fornecendo o material necessário” – avaliou o Coordenador de Endemias do município José Rodrigues.

Apoio – A ação de combate e controle à Dengue contou com o apoio das secretarias municipais de Educação e Esporte (SEMEC); de Infraestrutura e de Assistência Social (SEMAS).

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE