Escola profissionalizante de artesanato mineral será inaugurada no próximo dia 11


Desde o ano passado a Prefeitura Municipal, Governo Cuidando da Nossa Gente, vem trabalhando através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo (SICTI) na implantação da Escola de Artesanato Mineral em Senhor do Bonfim.

O projeto desenvolvido em parceria com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) será inaugurado no dia 11 de abril (quarta-feira). A Escola de Artesanato Mineral está localizada na Rodovia Lomanto Junior, km116 (BR 407), na entrada da Igara.

A escola proporcionará curso de capacitação profissional em lapidação, manejo e tratamento de pedras semipreciosas para o adorno de joias e bijuterias. As aulas serão ministradas durante 8 meses pelo instrutor de lapidação, Manoel Messias Ribeiro. Dezoito jovens serão contemplados com o curso que ensinará técnicas de lapidação em ametista, quartzo rosa, topázio e cristal.

“Graças à parceria entre o município e o estado está sendo possível essa conquista para Senhor do Bonfim. Esses alunos vão aprender durante o curso como dar forma a essas pedras e assim montar seu próprio negócio” – disse Claudionor Peixinho, secretário de Indústria e Comércio e Turismo.

Parceria – Para a implantação da Escola de Lapidação Mineral, a CBPM investiu R$129 mil em equipamentos, matéria-prima e ajuda de custo para cada aluno no valor de R$100,00 durante o curso. Em contrapartida, o município disponibiliza o espaço físico, fardamento, o quadro funcional e a manutenção de equipamentos.

Os primeiros cursistas – A primeira turma contará com alunos oriundos da zona rural de Senhor do Bonfim, tais como: Caldeirão do Boi, Igara, Tijuaçu, Sitio da Umburana, Fazenda Tapuia, povoado de Campo Cumprido, Cazumba 1 e Peixeiro, além do município de Andorinha.

Inscrição – Daqui a quatro meses, haverá a formação de uma nova turma. Os interessados em participar da segunda etapa do curso deverão procurar a Secretaria de Indústria e Comercio e Turismo e fazer o cadastro.

“A procura tem sido grande e está dentro das nossas expectativas. Isso mostra que a implantação da escola foi bem aceita pela população bonfinense” – afirma Peixinho.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE