Encontro entre lideranças reafirma importância do Consórcio do Piemonte Norte do Itapicuru


Pela Consolidação de uma Proposta de Desenvolvimento para o Território do Piemonte Norte do Itapicuru, lideranças da política baiana participaram de um encontro que ocorreu nesta segunda-feira (16), na Sociedade 25 de Janeiro, em Senhor do Bonfim.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Senhor do Bonfim e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do TIPNI, Paulo Batista Machado, o deputado federal Roberto Brito, o deputado estadual Mário Negromonte Jr., o secretário estadual de Desenvolvimento e Integração Regional, Uilson Brito, o diretor geral da ADAB, Paulo Emílio Torres (representando o secretário estadual de Agricultura, Eduardo Salles), o superintendente da CAR, Dermival Oliveira, a diretora de projetos do Consórcio do Portal da Chapada Diamantina, Elisabeth Ferraz, o secretário de agricultura de Bonfim, Raimundo Freitas, entre outras representações do Poder Público e da sociedade civil local e territorial.

Propósito – A reunião teve como objetivo a sistematização de propostas e ações com vistas ao desenvolvimento socioeconômico e político norte-piemontinos, através da união entre gestores e lideranças políticas e comunitárias na busca de caminhos e estratégias de consolidação de políticas públicas.

Além da apresentação de programas e serviços desenvolvidos e oferecidos pelas SEAGRI e SEDIR, foi bastante discutida a problemática da seca que assola há meses o pequeno e médio produtor rural do território. O prefeito Paulo Machado aproveitou a ocasião para pedir com mais veemência a intervenção das autoridades presentes na preservação das cadeias produtivas da microrregião, que corre sério risco de extinção.

“Estamos em um momento difícil, de provação da nossa zona rural, de diversos territórios e principalmente do Piemonte Norte do Itapicuru. Estamos aqui para testemunharmos e buscarmos saídas para questões que nos afligem e colocam em perigo toda a economia a Bahia. Recursos chegam, mas de forma limitada e, em nossa leitura, com objetos que não nos ajudam a resolver o grande problema da sobrevivência das cadeias produtivas. Este encontro é para nós discutirmos a consolidação de uma proposta de desenvolvimento econômico que passa necessariamente pela análise desse flagelo que estamos enfrentando” – afirmou Machado.

O secretário de agricultura de Senhor do Bonfim reafirmou endossou o pedido de intervenção. Pedimos ações mais incisivas para resolver a situação problemática do pequeno agricultor que não encontra mais meios para sobreviver” .

A SEDIR disponibilizou para o encontro 12 técnicos que orientaram sobre programas e projetos da CAR (Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional) que podem servir para ações de enfrentamento da seca, como por exemplo, o Programa Produzir (www.car.ba.gov.br), apresentado pelo técnico da CAR, João Sena. Profissionais da ADAB também estiveram presentes e colaboraram com o mesmo propósito.

União via Consórcio Público – A diretora de projetos do COPCHAD, Elisabeth Ferraz (que deve assumir a diretoria de projetos do CDS TIPNI, segundo anunciou Paulo Machado) enfatizou em sua palestra a importância da união dos municípios em um consorcio público. Para a especialista um projeto de otimização da captação e distribuição da água para microrregião pode ser aprovado com agilidade através do Consórcio do TIPNI. “A questão da água é muito importante e ela pode ser resolvida rapidamente. Não existe a menor possibilidade de trabalhar sozinho. Consórcio é a única alternativa” – foi taxativa.

Em seu pronunciamento, o deputado estadual Mário Negromonte Jr. parabenizou a iniciativa de Paulo Machado na criação do CDS TIPNI e se propôs a discutir mais a fundo este projeto “pioneiro na região”, como qualificou o jovem político.

Boa Notícia – Para comprovar esta teoria, foi assinado durante a reunião o termo de autorização para o início da obras de construção do Laticínio Territorial, uma conquista dos nove municípios norte-piemontinos junto ao governo da Bahia.

O termo foi assinado pelo secretário estadual da SEDIR, Uilson Brito, pelo presidente da Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, José Ranulfo e pelo prefeito Paulo Machado. Serão investidos na obra mais de R$ 500 mil. De acordo com José Ranulfo a expectativa é que o laticínio seja entregue à comunidade no prazo de seis meses.

“Esse é um projeto que vai trazer renda para o município e geração de emprego. É a valorização de muita coisa, desde a valorização do leite ao pequeno produtor da agricultura familiar até o médio produtor. Esse é o caminho que estamos realizando” – comemorou o presidente da cooperativa.

Demonstrando apoio à região o secretário da SEDIR, Uilson Brito confirmou o principal objetivo de sua presença no evento. “Estamos aqui, técnicos e eu, para ver como podemos aumentar nossa presença no Território do Piemonte”, disse.

Próximo passo – As questões levantadas sobre ações de enfrentamento da seca e demais propostas serão registradas em relatório e enviadas a todos os entes consorciados.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE