Empossado o quarto prefeito em menos de quatro anos


O município de Capim Grosso esta vivendo um momento único na história política do Território da Bacia do Jacuípe, quando em um período de três anos e quatro meses, passaram pela prefeitura quatro prefeitos, sendo que dois renunciaram, um teve o mandado cassado e agora assumi Sivaldo Rios (PSDB), no lugar de Lídia Fontoura Pinheiro (PSD), que anunciou segunda-feira (16), sua renuncia ao cargo depois de comunicar a decisão à direção estadual do seu partido.
A turbulência política no segundo maior município do território, começou após a eleição de 2008, quando o democrata Itamar da Silva Rios foi reeleito com 48,90% dos votos, derrotando Lídia Fontoura Pinheiro com uma frente de 441 votos, ficando na segunda colocação. Insatisfeita com a derrota, a coligação Capim Grosso, paz e progresso, acionou a justiça para impugnar o resultado eleitoral alegando abuso do poder econômico.
Itamar Rios, que teve todas as suas contas rejeitadas pelo TCM durante as duas gestões, renunciou em março de 2010 para disputar as eleições a deputado estadual, o que não ocorreu por ter o nome incluído na ficha suja, assumindo em seu lugar o vice-prefeito João Dias, conhecido por João do Couro, ficando a frente da prefeitura até agosto de 2010, quando por determinação da justiça foi afastado e assumiu a prefeitura Lydia Fontoura Pinheiro e o vice Sivaldo Rios.
Correligionários e amigos de Lídia lamentaram a decisão da prefeita e disse ao CN que a renúncia foi motivada, principalmente, pelos problemas financeiros enfrentados atualmente pela administração. O município, que arrecada cerca de R$ 3 milhões por mês, enfrenta uma das piores secas dos últimos anos.
Outros afirmaram que o principal motivo da renúncia foi por motivos de saúde, tendo inclusive em junho de 2011, licenciado do cargo para tratamento, tendo o vice-prefeito Sivaldo Rios assumido o mandato por 30 dias.
O vice-prefeito Sivaldo Rios, assumirá em definitivo o mandato como o quarto prefeito dentro do período de quatro anos, quando concluir o mandato as duas coligações mais votadas em 2008 prefeitos e vices terão seus nomes na história política do município.

Por: Valdemí de Assis
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE