Pulmão Verde vai impulsionar caprinovinocultura na região


A Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Microrregião de Senhor do Bonfim (Accosb)assina, na próxima semana, convênio com a Secretaria estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) para assumir a gestão do projeto Pulmão Verde, que está localizado no município de Ponto Novo. O assunto foi discutido em Salvador, durante reunião de representantes da entidade e o secretário Eduardo Salles. A expectativa é que o Pulmão Verde garanta um novo impulso à caprinovinocultura de todo o território do Piemonte Norte do Itapicuru.
O secretário e deputado estadual licenciado, Carlos Brasileiro, que fez a indicação à Seagri para a reformulação do Pulmão Verde, destacou a importância da unidade para a criação de caprinos e ovinos da região, que é hoje, segundo ele, referência nacional, especialmente na área de genética. Brasileiro citou que o Pulmão Verde proporcionará ainda mais crescimento à cadeia da caprinovinocultura, e apoiará o desenvolvimento social de pequenos produtores familiares. Além dos criadores de corte, vai fomentar a atividade dos produtores de leite.
O Pulmão Verde possui cerca de 100 hectares de pastagens para a produção de feno, que garante a nutrição, fator importante no desenvolvimento do setor pecuário. Conta ainda com pivô central de irrigação, galpão de armazenamento e todo o maquinário necessário. Segundo o secretário municipal de Agricultura de Senhor do Bonfim, Raimundo Freitas, o governo estadual fará uma revisão de todos os equipamentos e apoiará no levantamento de recuperação do solo. Além da produção de feno, destinado, sobretudo a pequenos produtores familiares, o Pulmão Verde terá uma área para terminação de cordeiros, muito requisitados no mercado, sobretudo no sudeste do país.
Estavam presentes no encontro o presidente da Accosb, Gaudêncio Duarte; o criador e membro da Accosb, Luiz Teixeira, da Fazenda Jataí, uma das referências na produção genética de caprinos e ovinos no país; o presidente da Câmara de Sr. do Bonfim, João Carlos Bernardes “Biro-Biro”, e os secretários de Agricultura de Ponto Novo, Fernando Silva, e de Bonfim, Raimundo Freitas. O secretário Carlos Brasileiro não esteve presente no encontro em função de cumprimento de agenda em Brasília.

ASCOM SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE