Prefeito de Senhor do Bonfim palestra sobre Administração Pública na UAB de Bonfim


Os alunos do 4º semestre do curso de Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB) receberam na noite de ontem (23) a visita do prefeito Paulo Batista Machado no pólo universitário, localizado no Colégio Tancredo Neves (Codetan). A visita marcou o retorno das atividades acadêmicas.

O gestor foi convidado a explanar sobre os meandros da administração pública municipal. Um grupo de 36 alunos pôde entender de maneira mais clara as dificuldades de gerir uma cidade. Em um bate papo descontraído, Paulo Machado brincou e respondeu aos questionamentos feitos pelos alunos a respeito de seu governo e sobre a política em geral.

“O que vocês estão fazendo aqui é um caminho de mudança. Esse curso tem fundamental importância por que hoje a política de maneira geral é viciada, repete erros passados e vocês estão aqui aprendendo as teorias que mudarão a forma de se gerir a administração pública. O prefeito não governa só; ele tem que ter o apoio dos vereadores e a co-participação da população” – disse Machado.

Na oportunidade o prefeito falou sobre o Portal da Transparência, considerado por ele um grande avanço na administração pública. “O portal disponibiliza na internet, para quem quiser ver, os gastos do gestor durante sua administração. Se um grupo musical é contratado para tocar em uma determinada festa, o valor pago tem que ser publicado e a população e os órgãos competentes podem acompanhar e fiscalizar de maneira mais rápida e clara” – esclareceu.

UAB Bonfim – A Universidade Aberta do Brasil é uma instituição pública, gratuita e inteiramente organizada em regime de parceria entre a União, os estados e a municipalidade. O pólo de Bonfim vem executando programas educacionais em cinco cursos de graduação e especialização.

As aulas acontecem no Colégio Tancredo Neves (Codetan) desde fevereiro de 2008. Ativa nos três turnos, a UAB oferece aulas não-presenciais pelo sistema EAD (Ensino à Distância) a nove turmas, cinco delas matriculadas em três cursos de graduação: Engenharia Ambiental, Ciência da Computação e Administração Pública. Quatro outras turmas frequentam os dois cursos de especialização: uma em Gestão em Administração Pública Municipal, outra em Gestão em Saúde.

“A importância da UAB é grande e estratégica para o futuro da região” – argumenta Lúcia Margarida Braz Conceição (Sussu), diretora do pólo UAB de Senhor do Bonfim desde dezembro de 2006. Ela diz que a UAB tem pilares decisivos para a expansão pública da educação superior e cita alguns: “O processo de democratização do acesso à universidade e o aperfeiçoamento da gestão das instituições de ensino superior favorecem o avanço da ciência no Brasil. A avaliação constante da educação superior à distância, o estímulo à investigação em educação superior à distância no país e o financiamento dos processos de implantação, execução e formação de recursos humanos também são eixos fundamentais” – conclui a diretora.

Uma das características principais do Sistema UAB é que os alunos não precisam estar todos os dias no campus. Se o aluno cumpre 25% da carga horária e curricular pode ser aprovado. Mas, para isso, ele deve cumprir uma cota de seminários, palestras e provas.

Estudantes – Para conseguirem o tão almejado nível superior, estudantes de várias partes fazem verdadeiras maratonas. Vêm dos nove municípios que compõem o Território Piemonte Norte do Itapicuru (TPNI) e de muito mais longe: Andorinha, Itiúba, Cansanção, Juazeiro, Petrolina, Capim Grosso, Feira de Santana, Euclides da Cunha, Itabuna, Campo Formoso, Jaguarari etc.

O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados e municípios brasileiros.

Como funciona – No pólo de Senhor do Bonfim os alunos são acompanhados por coordenadores e cinco tutores (orientadores), cada tutor é responsável por 50 alunos. A estrutura física é composta por salas de aula, laboratório de informática, sala de vídeo-conferência, sala de vídeo, sala de estudos, coordenação, tutoria e já dispõe de espaço para a biblioteca, “em fase de montagem”.

Possibilidade – A UAB tem presença forte no ensino superior em Bonfim e pode se fortalecer e se diversificar ainda mais. A possibilidade de o município implantar os cursos de Letras e de Química é grande neste momento. “Já reivindicamos e estamos formando parceria com outras instituições públicas para propiciar mais cursos aos alunos” – sublinha Lúcia.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE