Mais um caso de Meninginte em Campo Formoso


Mais um caso de meniginte foi constatado em Lage dos Negros. O menor A.G. que reside no de Povoado de Lage dos Negros, interior de Campo Formoso, ficou internado no Hopital Dom Malan onde exames confirmaram a doença. Em Conversa com a mãe da Criança ela relatou que os menor teve febre alta e convulsões. Com esse já é o segundo caso dessa doença no município, o primeiro foi constatado no povoado de Brejão da Caatinga.
A população está temerosa com a possibilidade de um surto dessa doença em Campo Formoso.
Conheça essa doença:
Meningite é uma infecção que se instala principalmente quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Mais raramente, as meningites podem ser provocadas por fungos ou pelo bacilo de Koch, causador da tuberculose.

Sintomas

a) Meningites virais
Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre, dor de cabeça, um pouco de rigidez da nuca, inapetência e ficam irritadas. Uma vez que os exames tenham comprovado tratar-se de meningite viral, a conduta é esperar que o caso se resolva sozinho, como acontece com as outras viroses.

b) Meningites bacterianas
As meningites bacterianas são mais graves e devem ser tratadas imediatamente. Os principais agentes causadores da doença são as bactérias meningococos, pneumococos e hemófilos, transmitidas pelas vias respiratórias ou associadas a quadros infecciosos de ouvido, por exemplo.
Em pouco tempo, os sintomas aparecem: febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e no pescoço, dificuldade para encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas espalhadas pelo corpo. Esse é um sinal de que a infecção está se alastrando rapidamente pelo sangue e o risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Portal Lage dos Negros
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE