CANTORA ALLEXA ENCANTA APRESENTADORES E OUVINTES DO JORNAL BONFINENSE NA RAINHA FM




A equipe do Jornal Bonfinense foi agraciada pela ilustre participação da cantora, Allexa, que a convite de Luiz Moreira foi muito bem recepcionada pelos apresentadores Netto Maravilha, Cosme Bonfim e ainda pelo locutor Denis Versiane.

Com "mel na garganta" uma voz inconfundível, gostosa de se ouvir, Allexa cantou músicas inéditas que estarão no seu novo trabalho com o título de “Num Instante o Dia Fica Rosa”, tais como “Brisa e Num nstante o Dia Fica Rosa”.



Allexa nascida e criada na cidade de Senhor do Bonfim, demonstra, desde sua tenra idade, aptidão e paixão pela arte. Filha de pais presbiterianos atuava desde os cinco anos de idade nos corais, cantatas e solos da igreja que frequentava, sendo sua participação ovacionada por todos, não só na igreja, como nas escolas e festividades da cidade. Inclusive já brincava com as palavras, criando pequenas composições. Assim nascia o afã de trilhar pelas veredas do mundo artístico.



Seu talento tornou-se notório, ultrapassando o perímetro dos templos presbiterianos, expandindo-se pelo universo múltiplo da arte. Assim, sua música tornou-se a companheira, principalmente no período em que começou a desenvolver aptidão por instrumentos musicais como o violão e o piano, arriscando-se mesmo no contrabaixo e bateria... e ao dedilhar pela primeira vez um violão, conseguiu tocar uma canção, tornando-se, assim, autodidata.

Sua adolescência foi marcada pela onipresença da música, tanto de cantores baianos (Gal Costa, Caetano Veloso, Baby Brasil, Gilberto Gil, Maria Betânia, Rosa Passos, entre outros) quanto de Marisa Monte, Leila Pinheiro, Zizi Possi, Paulinho da Viola, Cartola, Noel Rosa, Luiz Gonzaga e Alceu Valença e outros artistas nacionais de alto nível. Tornou-se, desse modo, defensora e divulgadora da música popular brasileira, ainda que também aprecie grandes artistas internacionais.

Já em Recife, encantou-se com a diversidade cultural e a beleza da cidade, na qual encontrou oportunidades para divulgar sua arte, apresentando-se regularmente em diversas casas relevantes da capital pernambucana.
Nesse ínterim, conheceu o produtor musical Ricardo Cardoso, que produziu seu CD promocional, com uma releitura acústica de algumas composições recentes conhecidas da MPB. Nesse CD, há participação do seu professor de violão do Conservatório Pernambucano de Música, Bozó.

Allexa traz na bagagem o seu talento de cantora, intérprete, violonista e compositora, acompanhada de uma voz macia que enche os ouvidos de quem a escuta.

Agrega ao seu repertório ritmos regionais que conceituam a sua musicalidade.



A cantora envereda pelo seu novo CD com o tema Num Instante o Dia Fica Rosa” com a proposta de um som alternativo e contemporâneo, sem esquecer a base do samba que tem sido seu carro chefe, ela mistura alguns elementos regionais, bossa nova, jazz, e até mesmo o blues ao ritmo mais popular do Brasil.

A previsão é que o CD da artista esteja pronto ainda no final de 2012. O projeto pretende lançar composições próprias e inéditas.

A ética musical de ALLEXA segue uma única lei, parágrafo único: a invenção. Ela apresenta um show de uma forma contemporânea e inovadora.

Seu compromisso com a canção popular é marcado pela firmeza, preocupando-se fundamentalmente com o próprio fazer da canção: melodia, ritmo, harmonia, letra e canto – a grande tradição da música popular brasileira.

O espetáculo transparece o domínio total da técnica com a emoção na medida certa, a suavidade sintetiza sua linguagem que se caracteriza pela propriedade de criação de invenções melódicas e harmônicas que, simultaneamente, soam cultura.

ALGUMAS ATIVIDADES MUSICAIS - (Òrdem cronológica)

Abertura do Show do cantor Djavan – Recife-PE – Allexa abre show do cantor Djavan no Chevrolet Hall em Recife-PE. 2007

Abertura do Show do cantor Zeca Baleiro – Recife-PE – Allexa abre show do cantor Zeca Baleiro no Teatro da UFPE em Recife-PE. 2008

Divas do Samba – Recife-PE – Allexa foi homenageada com Diva do samba no Clube Líbano em Recife-PE. 2008

Festival de música de Garanhuns – Apresentação no Festival de musica de Garanhuns. 2008

Festa Literária Internacional de Pernambuco / FLIPORTO – Porto de Galinhas/ Ipojuca-PE – Show do projeto Um Samba Prá lá de Charmoso na Festa Literária Internacional de Pernambuco/FLIPORTO no ano de 2009.

Livraria Cultura – Recife-PE - Allexa registra e lança projeto IN NATURA na Livraria Cultura em Recife-PE. 2010

Carnaval de Triunfo- PE – Participação no tradicional carnaval da cidade de Triunfo, no Sertão do Pajeú, através de Projeto da FUNDARPE. 2010

Carnaval de Salgueiro- PE – Participação no tradicional carnaval da cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, através de Projeto da FUNDARPE. 2010

Carnaval de Recife- PE – Participação no tradicional carnaval multicultural da cidade do Recife, através de Projeto da Prefeitura Municipal Do Recife. 2009/2010/2011 e 2012 com Alcione, Vanessa da Mata, Lenine, Fresno.

Pátio de São Pedro – Recife-PE – Shows no Pátio de São Pedro em Recife-PE, projeto idealizado pela Prefeitura da Cidade do Recife. 2010/2011

Projeto Seis e Meia – Abertura do show de Luiz Melodia – Teatro Santa Isabel-Recife/PE. Abril 2011

Pernambuco Nação Cultural – PESQUEIRA – Fundarpe. 2011 dividiu palco com Osvaldo Montenegro e Zeca Baleiro.

Janeiro de Grandes Espetáculos – RECIFE – Teatro Santa Isabel com direção musical do compositor e produtor musical Carlos Fernando - 2012

Carnaval de Petrolina - Participação no tradicional carnaval da cidade de Petrolina, no Sertão Central de Pernambuco com Margarete Menezes, através de Projeto da FUNDARPE. 2012

Carnaval de Belém de São Francisco - Participação no tradicional carnaval da cidade de Belém de São Francisco, no Sertão Central de Pernambuco com a Banda Cheiro de Amor, através de Projeto da FUNDARPE. 2012

Carnaval de Salgueiro- PE – Participação no tradicional carnaval da cidade de Salgueiro, no Sertão Central de Pernambuco, através de Projeto da FUNDARPE. 2012

Projetos SESC na capital pernambucana como também em várias cidades do interior de Pernambuco.
Com uma música popular de alta qualidade, esta cantora começa a erguer a voz bonfinense no cenário da MPB em nível nacional.

Muito ainda ouviremos falar pelo Brasil e mundo afora dessa grande intérprete chamada Allexa, certeza fundamentada na doçura de sua voz maviosa, firme e carregada por intenso sentimento de orgulho pela música brasileira.

OBS: Alexa participa do CD Aio de Bugigangas, do cantor e compositor Zecrinha, cantando “O Charles Chaplin Pelas Ruas de Bonfim” composição de Zecrinha e Manuca Almeida.

Texto: Luiz Moreira
Fotos: Maravilha Notícias
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE