IV Jornada Pedagógica de Bonfim envolve educadores em uma educação de qualidade


Aproximadamente 300 profissionais da rede de ensino de Senhor do Bonfim, compareceram nesta terça-feira (31) ao Centro Cultural Ceciliano de Carvalho para a IV Jornada Pedagógica, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec), Governo Cuidando da Nossa Gente.



Gestores, coordenadores, professores e funcionários não-docentes acompanharam a solenidade de abertura do evento que contou com presença do Prefeito Paulo Machado e da Secretária de Educação, Maria das Neves Aquino, entre outras representações do poder público municipal.



A IV Jornada Pedagógica promoveu debates em torno do tema: Desafios e Entraves – A construção de uma Educação de Qualidade, com o propósito maior de fazer pensar em melhorias na qualidade do ensino municipal.

“Quais foram os entraves em 2011? Quais são os desafios para 2012? Como enfrentá-los? – colocou em pauta Maria das Neves no discurso de abertura do evento.



Quanto vale o professor? – Convidado pela Semec para abordar o tema: ‘Como Desenvolver em uma Escola Pública, um Ensino de Qualidade’, o professor Celso Antunes, Mestre em Geografia pela USP, Especialista em Inteligência e Cognição e, em Técnicas de Ensino e Aprendizagem, surpreendeu.

Antes de iniciar a palestra pediu desculpas à platéia por não encontrar tempo hábil para desenvolver o tema inicialmente proposto (devido os minutos gastos na execução do protocolo) e com métodos heterodoxos e bem humorados mudou a temática e o rumo das discussões: contou experiências profissionais (pessoalmente marcantes), vivenciadas anos atrás em escolas de São Paulo e do Paraná e assim conquistou a atenção dos presentes, do início ao fim.

Questionado por sua metodologia de apresentação, Antunes falou: “Em primeiro lugar eu me abstenho de usar qualquer recurso como retroprojetor, power point... Sei que alguns professores de Senhor do Bonfim dão aulas em salas mutiseriadas nas escolas rurais e o recurso que ele tem é ele próprio. Então a minha preocupação é mostrar que o professor é a figura mais importante. O que eu tentei mostrar foi: o professor pode fazer uma boa aula sem necessariamente se prender a alguma tecnologia. O valor do professor é incomensurável e indimensionável”.



Opinião – Educadores que aplaudiram de pé a performance do especialista opinaram sobre o que viram. A diretora da Creche Escola Kolping, Viviane Campelo disse: “A palestra foi maravilhosa. Atraiu a atenção de todos os professores e ressaltou a importância de nossa profissão, que é de formar a sociedade”. A coordenadora pedagógica da Escola Municipal Imaculada Conceição, Miriam Victor concordou: “A impressão que senti da palestra foi a melhor possível. Na verdade ele colocou inicialmente um testemunho de educação, pra gente se empolgar, acreditar em si e acreditar no outro”.



Entraves e Desafios – Respondendo às proposições iniciais a secretária municipal de educação discorreu sobre questões pertinentes à Jornada: “Eu acredito que o ano de 2011 foi muito desafiador na área educacional, não só em Bonfim, mas, acredito, a nível nacional. Os entraves ocorreram em diversos segmentos, mas, hoje o que nós educadores nos preocupamos mais é com a questão do IDEB [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica]. Infelizmente, a educação gira em torno disso: de indicadores. Então, a gente busca através de instrumentos como a Prova Brasil, as avaliações, melhorar esses indicadores em nosso município. Bonfim tem um índice de 3,4 [no IDEB] e a gente busca a todo momento melhorar, superar... Até 2021 a meta é alcançar o nível 6 e tentamos alcançar uma média que outros municípios já conseguiram. Os desafios são grandes. Conseguimos reformular o Plano de Carreira e Salários, foi uma luta da categoria como um todo e conseguimos dialogar com o executivo, as associações, com representantes de docentes, a secretaria, conseguimos avançar quanto ao Plano de forma coerente com a nossa realidade. Teremos desafios na questão financeira para cumprir o que está projetado lá no Plano, mas vamos conseguir junto com o executivo, com as associações buscar ajuda no MEC para que essas reinvidicações da categoria sejam efetivadas na prática” – disse Maria das Neves.

Segundo momento – À tarde, antes da segunda palestra programada, seis escolas municipais que concorreram ao Prêmio Boas Práticas Pedagógicas na Gestão Escolar, (oferecido pela Semec), socializaram seus projetos vencedores. São elas:

1º Lugar: Escola Municipal de Umburana: Projeto Cuidando do Nosso Espaço;

2º Lugar: Escola Municipal Perpétuo Socorro: Projeto Disseminando Valores – Reciclando Insumos e Plantando Vida no Semiárido Bonfinense;

3º Lugar: Escola Municipal Paroquial: Projeto Resgatando as Cantigas de Roda;

4º Lugar: Escola Municipal Fundame: Projeto Viajando nas Asas da Leitura;

5º Lugar: Escola Imaculada Conceição: Projeto A Arte de Ler e Escrever no Reino Encantado Meio Ambiente e Escola Municipal de Tanquinho: Projeto Vai e Vem de Livros.

Simples e eficazes, os projetos ressaltaram o Meio Ambiente e estimularam o interesse pela leitura e aspectos culturais locais.

2ª Palestra – O segundo palestrante do dia, Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Henrique Nou Schneider, professor especialista na área de Mídias e Conhecimento, trouxe à baila o tema: Inserção das Tecnologias Intelectuais na Educação Pública.

Nou Schneider provocou os educadores: “Vivemos em uma sociedade onde se fala da democracia tecnológica, mas não é bem assim. Será que é a tecnologia que vai promover a transformação que a educação precisa? A priori, a meu ver, não. A questão é muito mais metodológica que tecnológica” – foi taxativo.

Assim sendo, as escolas municipais, vencedoras no Prêmio Boas Práticas Pedagógicas estão no caminho certo. A IV Jornada Pedagógica, etapa municipal, terminou no final da tarde com o oferecimento de um coquetel.


Última palavra – “Não tenho dúvidas dos grandes avanços na educação municipal. Temos que colocá-la na mesa. Ver onde estamos indo, onde não estamos indo. Numa Jornada como esta, precisamos ter clareza dos desafios e entraves. Temos que ver o que temos de bom” – concluiu o prefeito Paulo Machado que enfatizou a importância da confiabilidade: “o termômetro da educação de qualidade” e necessidade da institucionalização dos direitos adquiridos pela classe docente nas ações do Governo Cuidando da Nossa Gente.



A Jornada continua nas escolas municipais

01 a 03/02 -

Planejamento Quinzenal (Diagnose Inicial);

Avaliação do Projeto Político Pedagógico e Reestruturação;

Apresentação e Leitura do Regimento Interno;

Organização do Espaço Escolar.


02/02 - Educação Física

Coordenador: Alberto Lopes Longuinho

Tema: Planejamento

Local: Rômulo Galvão

Horário: 14h00min


01/02 - Pacto pela Educação

Coordenadores: Jacira Teixeira e Nenilda Pains

Tema: Planejamento

Local: Rômulo Galvão

Matutino: 07h30min

Vespertino: 13h30min

02/02 - Educação Infantil

Coordenadores: Carla Adriana, Edeil Reis,

Iolanda Barretos e Márcia Virginia

Tema: Planejamento

Local: Comunidade Kolping

Matutino /Horário: 07h30min

Vespertino /Horário: 13h30min


02 e 03 /02 - Escola Ativa

Coordenador: José Carlos

Tema: Planejamento

Local: Luiz Viana
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