Ficha Limpa barra fichas sujas em Ponto Novo


A aprovação da constitucionalidade da Lei da Ficha nesta quinta-feira (16), pelo STF, acabou com os sonhos de Anderson Luz e Deto Venâncio de voltarem ao poder em 2013. Isso porque a Lei barra candidatos condenados pela Justiça em decisões colegiadas. A mesma decisão enquadra também o Sr. Nelson Maia, vice-prefeito de Anderson Luz em 2008.

Deto e Anderson foram condenados em 2010 por abuso de poder político e captação ilícita de sufrágio, e agora, estão enquadrados entre os fichas sujas que não poderão se candidatar nas eleições de outubro.
Simpatizantes da situação em Ponto Novo comemoraram a decisão do STF como se fosse uma vitória numa eleição.

Os prováveis caminhos de Deto e Anderson, serão apoiar o mesmo candidato ou cada um apoiar o seu. De qualquer forma, o caminho está aberto para novos nomes surgirem na política pontonovense, e a comunidade estará atenta às possíveis condutas criminosas de políticos corruptos e inescrupulosos, que se aproveitam do poder para comprar as necessidades e a inocência de muitos.

Deto venâncio se elegeu prefeito pela primeira vez em 1992. Em 1996, lançou Reinivaldo Porcino (Nem) como seu candidato e saiu vitorioso. Depois de desentendimentos, Deto o venceu nas urnas em 2000, se reelegendo em 2004. Em 2008, escolheu Anderson Luz como seu sucessor e mais uma vez conseguiu a vitória. A oposição, comandada pelo atual prefeito, Marcos Silva, entrou com ação da Justiça pedindo a cassação do mandato de Anderson alegando que ambos teriam praticado crimes eleitorais. 2 anos depois, a Justiça caça o mandato de Anderson Luz e determina a posse do segundo colocado nas eleições de 2008, ou seja, Marcos Silva.

Da Redação
Portal Ponto Novo
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE