Presidente do PP estadual, Jabes Ribeiro, a respeito das denuncias ofertadas na Câmara Municipal, joga responsabilidade nas costas do Ministério Públi


Hoje, pela manhã, em entrevista concedida ao programa Pressão Popular, do radialista Edmilson Alves, da Rádio Abelha Dourada da cidade de Itiúba, o presidente estadual do PP da Bahia, Jabes Ribeiro, ex-prefeito de Ilhéus, afirmou que sua assessoria jurídica, de seu partido, analisou que as 04 denuncias ofertadas por cidadãos comuns da sociedade itiubense e acatadas pela Câmara de Vereadores de Itiúba, com 07 votos a favor, inclusive com o voto do presidente da Comissão Processante vereador Peixinho do PV que mudou de opinião depois de uma conversa com a prefeita, não vê indícios de irregularidades. Mas, contraditoriamente disse na entrevista, por mais de 15 vezes, que se houver é de responsabilidade do Ministério Público, na tentativa de tirar o foco da Câmara Municipal.
O presidente do PP estadual afirmou que o vereador Deri (presidente do PP de Itiúba-Ba) não é dono da legenda, em tom de ameaça se esmicuindo num problema local, deixando claro na sua fala, por várias vezes que a Câmara não tinha um papel investigativo e sim político: “A câmara (municipal) é política e somos aliados do Wagner e da Dilma”, disse Ribeiro. O que o presidente do PP não disse foi que a Dilma não tolera corrupção, tendo demitido recentemente 05 Ministros apenas pelo fato de a imprensa ter levantado possíveis focos de corrupção nestes mesmos ministérios, se bem que os Ministros alijados, em sua maioria, eram de outros partidos que não o PT.

CONTRADIÇÃO JURÍDICA X COMISSÃO PROCESSANTE
Geralmente num processo de Cassação pelo legislativo, o voto mais observado é do relator e não do presidente da comissão. Vale ressaltar, os membros da comissão foram escolhidos por sorteio. O presidente estadual do PP alegou ter um voto a favor e outro contrário. Portanto, o voto favorável à Cassação é do relator da comissão processante, vereador Ranulfo Gonçalves (PTC). Já o presidente é afilhado político da prefeita, mesmo sendo do PV, tendo sido apoiado por gente da cozinha da alcaide em sua eleição, no pleito de 2008, obteve a menor votação dentre os 09 vereadores, 409 votos.
Segundo o jornalista, Edmilson Alves, em sua fala, o procurador jurídico da Câmara Municipal de Itiúba, o advogado Josemar Santana, da cidade de Senhor do Bonfim, deixou explicito, contrário a opinião de Jabes Ribeiro, ser gravíssimas as denuncias ofertadas e que entende que a Cassação da prefeita de Itiúba ser legítima por ter cometido improbidade administrativa.

INTERVENÇÃO ESTADUAL
Nas argumentações do presidente do Partido Progressista na Bahia, Jabes Ribeiro vê-se claramente tratar-se de uma intervenção nas decisões do diretório municipal do PP de Itiúba. Estranhamente as contas do presidente da Câmara Municipal, Zé do Rádio (PP) foram reprovadas exatamente neste período, segundo o próprio presidente por razões banais e de erros cometidos por outra administração anterior à sua. É importante lembrar que o TCM já rejeitou três vezes as contas da prefeita Cecília Petrina, sendo a última aprovada com “ressalvas”. Quem salvou a pele da prefeita? A Câmara Municipal de Itiúba que aprovou tudo que o TCM reprovou.

PIZZA A VISTA
Nas ruas o povo está muito interessado em saber o desenrolar dessa novela. Afinal as denuncias são levadas em conta pela Câmara? Há uma responsabilidade por parte dos poderosos de plantão no trato com a coisa pública? Estamos no ano de uma eleição e não sabemos qual a reação do povo de Itiúba se tudo acabar em Pizza. Causará muita revolta no eleitor consciente a clara tolerância aos desvios de recursos públicos e abuso de poder. Se a moda pegar todos que fazem oposição à prefeita terá a sua casa invadida, numa afronta gritante aos direitos humanos.
Todos os políticos passarão pelo crivo do julgamento do povo, através do voto, ainda este ano de 2012, nas eleições municipais. Vivemos em tempos de destemor, de derrubada de seculares ditaduras. É esperar o desenrolar de tudo.

Por Aroldo Pinto
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE