Ponto Novo discute segurança pública


Na última sexta-feira, dia 20, autoridades, lideranças políticas, religiosas, empresariais, associações e sindicatos estiveram reunidas no plenário da câmara de vereadores para debaterem a insegurança pública vivida em Ponto Novo.
Coordenada pela presidência da Associação Comercial, na pessoa do Sr. Artur Paiva, a reunião contou com expressiva presença de lideranças e de cidadãos.
Presentes ao encontro, o sub-comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Major Sidney e o coordenador regional interino da Polícia Civil, Dr. Juvenal Uchoa.
Na abertura, Artur Paiva, fez um breve relato do quadro atual de Ponto Novo, dando ênfase a recentes instalações de entidades financeiras como Banco do Brasil e Bradesco, falou ainda que aquela seria uma reunião de trabalho com o objetivo de alertar as autoridades e a sociedade civil sobre a vulnerabilidade da segurança pública de Ponto Novo.
Para o sub-comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, há necessidade de uma maior integração entre as diversas instituições para se estabelecer ações imediatas de enfrentamento da crescente violência, citando como o imediato aumento do efetivo militar, além da nomeação de um delegado; para o coordenador substituto da polícia civil, Dr. Juvenal Uchoa, a nomeação de delegado depende de fatores que estão acima das suas atribuições, como concurso publico, por exemplo diante do reduzido efetivo de delegados no estado.
Ações sugeridas com urgência de implantação:
1. Aumento do efetivo militar
2. Permitir a Polícia Militar a detenção de pessoas na delegacia de Ponto Novo durante o horário comercial e sua condução a autoridade judicial após o expediente comercial
3. Cobrar da Polícia Militar a ação de combate ao abuso da poluição sonora, fazendo valer a portaria do ano de 2007 que disciplina o assunto
4. Estabelecer horário de funcionamento de bares.
5. Solicitar a Polícia Militar maior fiscalização sobre a presença de menores em bares.
6. Aquisição por parte da Prefeitura Municipal de um decibelímetro para que a atuação da Polícia Militar possa caracterizar poluição sonora de automóveis.
7. Marcar o mais imediato possível, nova reunião somente com as autoridades responsáveis pela segurança, Comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar, Coronel José Anselmo Moreira Bispo, Coordenador Regional da Polícia Civil, Dr. Felipe Neri, Juiz da Comarca de Saúde, Dr. Leonardo Bruno Rodrigues do Carmo e o Prefeito Municipal.
O procurador do município, Dr. Tanajura, se comprometeu em dar o parecer do município em relação a compra do decibelímetro e também em relação ao horário de funcionamento dos bares.
Ao final, as lideranças se mostraram dispostas a continuar com a mobilização e acataram a sujestão de formar uma comissão para buscar apoio do secretário estadual de segurança pública.

Fonte e foto: Itapicuru FM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE