Estiagem assola municípios do Norte da Bahia


A escassez de água para consumo animal e humano nos municípios de Senhor do Bonfim, Andorinha, Antônio Gonçalves, Caldeirão Grande, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Itiúba e Ponto Novo, todos do Território Piemonte Norte do Itapicuru, está provocando diversos problemas na região. Dentre eles estão a perda total das lavouras temporárias, safras de inverno e trovoadas, a suspensão da colheita do sisal (cultura resistente e adaptada à seca) e da produção de forragens (de pisoteio e de corte), alimentos, leite, carne e mel. Essa situação está resultando em insegurança alimentar, no agravamento da fome entre os pequenos produtores e no aumento dos pedidos de cestas básicas nas prefeituras.



Para pôr fim à grave situação de estiagem que aflige os produtores rurais e comunidades do nosso território, o presidente do o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Território Piemonte Norte do Itapicuru (CDS TIPNI) e prefeito de Senhor do Bonfim, Paulo Machado, encaminhou um relatório e solicitou ao chefe da Casa Civil, Rui Costa, uma audiência em Salvador com instituições estaduais e federais competentes. “Carecemos do empenho devido na consecução de políticas emergenciais e estruturantes que possam buscar saídas para a grave crise que vem se abatendo sobre os produtores rurais e comunidades, em razão das fortes estiagens que afetam a nossa região”, afirmou o presidente.

Segundo Machado, os barreiros, tanques, aguadas, barragens e açudes estão secos e assoreados; há uma progressiva diminuição da vazão dos poços tubulares, ocasionando o aumento de doenças e provocando morte expressiva de animais por falta de água e alimento; aumentou o preço dos alimentos tradicionais, comprometendo inclusive a merenda escolar na região; há ineficiência e limitação da operação carro pipa pelo exército e falta de gestão e distribuição eficiente da água dos mananciais perenes; ainda está indefinido o inicio do ano letivo nas escolas públicas por falta de água. “Esses são alguns dos problemas ocasionados pela forte estiagem no nosso Território. Faltam recursos financeiros para os produtores adquirirem ração e água para os animais, além do endividamento dos mesmos por falta de capacidade de pagamento dos empréstimos; constatamos um expressivo êxodo rural e abandono das atividades agropecuárias e o consequente enfraquecimento e quebra das redes produtivas, provocando sérios prejuízos socioeconômicos e socioambientais; o solo e os lençóis freáticos estão salinizando”, continuou Machado.

O presidente destacou que os municípios precisam, com urgência, da disponibilização imediata de créditos emergenciais para custeio pecuário e suprimento de água, de recursos para desassoreamento e ampliação de açudes, barragens e aguadas, de máquinas para limpeza das aguadas, e ampliação imediata de atendimento de carro-pipa para atendimento nas comunidades rurais. “Necessitamos ainda da perfuração e instalação, em caráter de urgência, de poços artesianos, além da manutenção dos existentes; da ampliação das construções de cisternas de abastecimento humano e de produção; implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água; e instalação de dessalinizadores para melhoria da água. Não podemos esquecer também da necessidade da retomada do PAC II (adutora de Ponto Novo) para os municípios ainda não contemplados, como Senhor do Bonfim, Jaguarari, Filadelfia, Ponto Novo, Andorinha e Itiúba, e da prorrogação das parcelas dos financiamentos rurais vencidos e a vencer em 2011/2012”, citou o prefeito.



Machado apontou ainda que os municípios do território precisam da revitalização da bacia hidrográfica do Itapicuru e Rio Salitre, com replantio das matas ciliares e das nascentes, e da construção de barragens de níveis para perenização dos rios. “Além dessas medidas, necessitamos da universalização das cisternas e que seja criado um fundo de convivência com a seca, priorizando os momentos emergenciais”, finalizou.

Consórcio

Participam do Consórcio as Prefeituras e Secretarias de Agricultura de Senhor do Bonfim, Andorinha, Jaguarari, Antonio Gonçalves, Campo Formoso, Filadélfia, Pindobaçu, Ponto Novo, Caldeirão Grande, e de Itiúba. Também fazem parte da organização Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (CERB), o Banco do Nordeste, a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf), técnicos, produtores, agricultores, pecuaristas, entre outros grupos e entidades públicas, governamentais e coletivas.

ASCOM BONFIM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE