Administração municipal recebe edital para a construção de laticínio


Valendo por uma conquista de todos os municípios do Território Piemonte Norte do Itapicuru, o presidente do Consórcio Público Intermunicipal, Paulo Machado, recebeu, ontem, das mãos do titular da SEDIR - Secretária de Desenvolvimento e Integração Regional - Wilson Brito, o Edital de Tomada de Preços que garante a contratação de empresa para construir uma Unidade de Beneficiamento de Leite, Queijo, Manteiga e Iogurte no município.

Breve e representativo, o protocolo ocorrido na Prefeitura Municipal de Senhor do Bonfim teve a participação da CAR - Companhia de Desenvolvimento Regional representada pelo coordenador de projetos Atahualpa Durão e o superintendente Dernival Oliveira, a Cooperativa Mista Agropecuária de Senhor do Bonfim, foi representada pelo seu presidente José Ranulfo Guimarães.

Queijeiros – Lembrando que o presente edital é fruto de três anos de luta iniciada em 2009 para solucionar dificuldades de pequenos produtores e negociantes de derivados de leite, o secretário municipal Raimundo Freitas referiu-se à importância do laticínio para a Agricultura Familiar e em geral para os produtores da agropecuária regional.

Setembro – O Edital é uma continuidade ao convênio anteriormente celebrado entre SEDIIR, CAR e Cooperativa, conduzida pelo Consórcio e tendo a FUNCEP como fonte de recursos. O valor de R$ 654 mil (cerca de 70% do total) depositado na conta da Cooperativa, entidade gestora, será destinado ao pagamento da primeira etapa de construção da usina, em serviços de engenharia, no terreno adquirido em frente à subestação da Chesf, em Senhor do Bonfim. De acordo com o secretário Wilson Brito, a obra deve se iniciar em fevereiro e terminar no prazo de 180 dias, provavelmente em setembro, quando será entregue aos produtores de Senhor do Bonfim e da comunidade territorial.

Atores atuantes nos fóruns do Território, presentes ao protocolo, tal Raimundo Costa (secretário), Bernadete Rocha (coordenadora), Paulo Roberto (secretário de Agricultura, de Andorinha) e Yon Leite Fontes (secretário executivo do Consórcio Intermunicipal) atribuíram que a industrialização do leite fortalece essa cadeia produtiva e a economia rural da região. Também o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Senhor do Bonfim, Gaudêncio Duarte, manifestou que “o processo industrial do leite favorece o desenvolvimento da agropecuária regional”.

No final do ato, o presidente do Consórcio reafirmou que em sua concepção de desenvolvimento, o beneficiamento do leite não se resume à simples idéia de uma central em Bonfim recolhendo leite da região. O nosso projeto prevê a agregação de valor, através da industrialização do queijo, requeijão, manteiga, iogurte e até do doce de leite, num processo distribuído e coordenado em que haverá um tanque resfriador em cada município do território e o carro tanque regularmente atendendo ao escoamento do produto. “Não estamos para inaugurar uma usina; o que estamos é resolvendo problemas de uma cadeia produtiva que afeta a vida de muitas famílias de Bonfim e das nove cidades do Território.”

O Edital, tem o número 01/2012 , prevê o próximo dia 8 de fevereiro para abertura de propostas pode ser adquirido na Cooperativa Mista Agropecuária, em Senhor do Bonfim ou na Comissão de Licitação da CAR, no Centro Administrativo, em Salvador.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE