Universidade de Coimbra sediará a exposição Guerra de Espadas, do artista Marcos Cesário


Há pouco mais de dois meses na Europa, o fotógrafo documentarista Marcos Cesário já aponta os primeiros sinais rumo à consolidação de sua arte em solo internacional. Nesta sexta-feira (16), o artista realizará a primeira exposição fotográfica além-mar.

Intitulada Guerra de Espadas, a mostra acontecerá no Instituto Dom Diniz, da Universidade de Coimbra, em Portugal. Ela faz parte do projeto “A Noite dos Brasileiros”, promovido pela Universidade de Coimbra e que apresenta todas as sextas-feiras elementos da cultura brasileira.

Muitos conterrâneos nossos, de diversos cantos do Brasil, que se encontram em Coimbra participam do evento, que também atrai a atenção de pessoas de outras nacionalidades.

Em nome do universal – Cesário vai expor 10 imagens, capturadas em um período de seis anos, nos quais ele documentou a tradicional Guerra de Espadas de Senhor do Bonfim. Para o fotógrafo, uma experiência carregada de significado.

“Para mim, atravessar o Atlântico com estes retratos é mais uma forma de misturar identidades. Minha busca cotidiana é revelar o universal. Um tema, aparentemente regional, pertence a uma gama de símbolos que se dissolve numa cultura que ultrapassa as margens de uma cidade”.

A mostra - Será aberta nesta sexta-feira e ficará para apreciação do público durante uma semana.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE