Saúde promove campanha de combate à AIDS, alertando população bonfinense


Unidos por uma grande causa. Profissionais de diversas áreas da Saúde de Senhor do Bonfim reuniram-se hoje, dia 1º de dezembro, para promover ações em celebração ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) abraçou o movimento e lançou no Calçadão da Juviniano Duarte, em Bonfim, uma campanha que aborda não somente assuntos relacionados ao HIV, como também, outras doenças sexualmente transmissíveis, como por exemplo: a Hepatite Viral.

Os técnicos da Saúde realizaram testes rápidos de detecção do vírus do HIV (cerca de 200), distribuíram preservativos, fizeram panfletagem e apresentaram vídeos sobre a temática.

Fique por dentro – A coordenadora do Centro de Triagem e Acompanhamento (CTA/Senhor do Bonfim), Mayana Jambeiro afirmou que intuito maior do evento foi: “de orientar e informar a população em geral sobre a importância do sexo seguro e alertar quanto à importância do diagnóstico precoce, através do programa FIQUE SABENDO”.

Além de uma mobilização de incentivo ao teste de AIDS, o FIQUE SABENDO também promove ações conscientização contra o preconceito à doença e aos seus portadores.

Em risco – Atualmente, os números apontam que todos aqueles que não usam preservativos podem ser considerados dentro do “grupo de risco”. Segundo estimativas nacionais, os mais afetados pela doença, hoje, são jovens entre 15 e 24 anos de idade, em sua maioria mulheres. Por este motivo, a campanha deste ano é segmentada principalmente para este público.

Programação – As atividades continuam. Até a próxima segunda-feira (5), será realizada a Campanha do Laço Vermelho, que consiste na afixação do símbolo da luta contra o HIV em monumentos de visibilidade da cidade; No dia 19 de dezembro acontecerá no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho o II Encontro Regional de Direitos Humanos, sob o tema: HIV/AIDS, estigma e preconceito: a percepção da sociedade do século XXI. As mobilizações do FIQUE SABENDO continuarão até o dia 15 deste mês com a entrega de kits com material informativo e preservativos, em escolas e empresas locais.

Outras informações – Procure o Centro de Triagem e Acompanhamento (Serviço Municipal de Saúde), localizado à Rua Antonio Vicente, 165, Centro. Telefone: (74) 3541 – 3312.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE