Beneficiários do Bolsa Família serão qualificados na Bahia


Desenhista, eletricista industrial, recepcionista, camareira, auxiliar de web designer, agente de informações turísticas, caldeireiro naval, agricultor familiar, modelista, sushiman, maquiador, vendedor, porteiro e vigia. Esses são apenas alguns dos cursos que serão ofertados na Bahia para 32,8 mil beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como o Bolsa Família, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), até o final de 2012. Mais de serão qualificados pela iniciativa no estado. Somente na Bahia, 13 cidades, com população acima de 100 mil habitantes, serão contempladas com a ação.

Nesta terça-feira, aconteceu, no auditório do Serpro, na avenida Paralela, a reunião de pactuação de vagas, com as presenças de representantes do governo estadual, governo federal e prefeituras. O Pronatec, mobilizado na Bahia pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), é desenvolvido em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), e visa ampliar as possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de incremento da formação e qualificação. Podem participar os beneficiários titulares ou dependentes de programas de transferência de renda, com idade entre 18 e 59 anos. Não há limite por família.

“O Governo do Estado vai ser parceiro, vai ajudar na coordenação do Pronatec, mas os municípios precisam se empenhar, fazer dessa oportunidade uma missão para ajudar os seus cidadãos extremamente pobres a conquistarem a sua emancipação e gerarem a sua própria renda”, destacou o secretário Carlos Brasileiro. A assessora do MDS, Jaqueline Paz, disse que os municípios contemplados precisam se comprometer para que o Programa dê certo, pois ele “ajudará as pessoas que mais precisam e que não conseguem andar sozinhas, capacitando-as, ofertando políticas públicas e mudando a realidade delas”.

Além de Salvador, onde serão ofertadas 19,4 mil vagas até o final do próximo ano, serão contempladas as cidades de Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Eunápolis, Ilhéus e Teixeira de Freitas, além de Itabuna, Juazeiro, Alagoinhas e Jequié. Os cursos, que terão carga horária mínima de 160 horas, serão oferecidos em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o Instituto Federal de Educação tecnológica da Bahia (IFBa) e o Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

Os potenciais candidatos às vagas de qualificação serão identificados a partir do Cadastro Único. Nos municípios, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão responsáveis por fazer a pré-matrícula dessas pessoas. Também caberão aos gestores municipais a divulgação das vagas, o acompanhamento dos selecionados para os cursos e a mobilização do empresariado. A Secretaria estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), também participará da ação, proporcionando a inscrição dos selecionados no Serviço Estadual para Intermediação para o Trabalho (SineBahia).

ASCOM - SEDES
Fotos Paula Fróes
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE