ANOTAÇÕES PARA O TEMPO DO NATAL


Paróquia de São José Esposo

1 – No tempo do Natal celebramos o nascimento e a manifestação de Jesus Cristo, luz do mundo, que vem para iluminar as nossas trevas. Celebrar a Eucaristia nesse período de Natal, significa entrar em um novo estilo de vida: a vida dos filhos de Deus e partcipar sacramentalmente do “ admirável comércio” que se realizou na pessoa de Cristo entre a natureza divina e a humana. A assembléia eucarística é sinal da unidade de todos os homens na única fé em Cristo Jesus e na vida nova que dele recebem. (Missal Dominical, Paulus, pág. 78).

2 – O Tempo do Natal começa com as primeiras Vésperas do Natal (dia 24/12 à tarde) e termina no domingo depois da Epifania, isto é, no domingo entre 2 e 8 de janeiro. A liturgia do Natal de Jesus (25/12) se divide em 4 celebrações: Missa da Véspera (24/12 à tarde), Missa da Noite (24 ou 25 ), Missa da Aurora (25) e Missa do Dia (25).

3 – A solenidade do Natal prolonga sua celebração por oito dias contínuos, a Oitava do Natal, com as seguintes celebrações: domingo após o Natal ou 30/12: Festa da sagrada Família; 26/12: festa de S. Estevão, mártir; 27/12: festa de s. João , apóstolo e evangelista; 28/12: festa dos santos inocentes, mártires; 29,30 e 31/12: dias da oitava do Natal; 1°/1: Solenidade de Maria, Mãe de Deus.

4 – A Solenidade da Epifania do Senhor (manifestação aos pagãos) é celebrada no Brasil entre os domingos que caíam nos dias 2 e 8 de janeiro. Depois da Epifania do Senhor celebra-se a Festa do Batismo de Jesus. Se a Epifania cair no dia 7 ou 8 de janeiro, no dia seguinte, segunda, celebra-se a Festa da Batismo do Senhor, que encerra o tempo do Natal.

5 – Durante o tempo do Natal canta-se o Hino de Louvor (Glória). O Creio é cantado ou recitado nas Solenidades, nos domingos e na Festa da sagrada Família (quando celebrada no domingo). Nas missas de Natal, diante das palavras “e se encarnou” até “e se fezhomem”, faz-se uma genuflexão (ato de ajoelhar-se)ou inclinação profunda.

6 – Os dias de semana entre a Epifania do Senhor e o Batismo são considerados dias litúrgicos do Natal e tem suas orações e leituras próprias. O Lecionário dominical e semanal apresentam as leituras apropriadas para cada dia celebrado (festa ou solenidade ou dia do tempo).

7 – A cor litúrgica desse tempo é o branco.

8 – Canticos apropriados: seguir as orientações contidas no Hinário da CNBB (Primeiro Volume: Advento e Natal). Há um cd da Paulus Música/CNBB que contém alguns desses cantos (Liturgia V). Que o canto seja associado à liturgia celebrada, enriquecendo-a e dando pleno sentido.

9 – Para viver bem esse tempo, concretamente: Vida intensa de oração (louvor, agradecimento); Atos concretos de amor ao irmão, imagem viva do Senhor que se encarnou (se fez gente como nós); contemplar na clebração litúrgica e na participação ativa na comunidade o Mistério de Jesus Luz do mundo que ilumina as trevas do pecado e do mal e nos convida a sermos luz para os outros; Meditando a palavra de deus conforme a Igreja nos propõe a cada dia desse tempo, bebendo da riqueza da sua mensagem; Tomar consciência que o homenageado é Jesus que nasce e não o comércio, o consumismo e a imagem irreal do papai noel que pouco tem a ver com a nossa realidade. O verdadeiro presente que podemos dar a jesus é um coração renovado e desejoso de viver sua proposta de amor no mundo, lembrando-nos dos mais sofridos e empobrecidos.

(Pe. Alberto DIONISIO, IJS)
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE