REGIÃO: Índice mostra Jaguarari,Sr do Bonfim,C.Formoso e Andorinha como municípios que mais desenvolveram na região

O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM), criado pelo Sistema FIRJAN para acompanhar a evolução socioeconômica dos 5.564 municípios brasileiros.Com periodicidade anual, recorte municipal e abrangência nacional, o IFDM considera três áreas de desenvolvimento –Emprego & Renda, Educação e Saúde – e utiliza-se de estatísticas oficiais municipalizadas divulgadas pelo Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

A Bahia é composta por 417 municípios. Como comparativo usamos a capital do estado, Salvador, que possui um IFDM de 0,7636 e ocupa a 1ºposição no ranking Baiano. Na região do Piemonte Norte do Itapicuru, composto por 09 municípios, os índices mostram o avanço e a queda de algumas cidades. Abaixo o ranking do território seguido pela posição no ranking baiano e o IFDM:



Os quatro municípios que tiveram melhor avaliação no território do Piemonte Norte do Itapicuru apresentam um diferença tênue. Jaguarari e Senhor do Bonfim em uma margem de 0,0024; e Campo Formoso e Andorinha, com uma diferença menor, 0,0021.

O estudo começou em 2008, comparando os anos de 2005 e 2000, e permite determinar com precisão se a melhora ocorrida em determinado município foi decorrente de medidas políticas ou apenas o reflexo da queda de outro município.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE