Dia Mundial do Diabetes foi lembrado em ação no Parque da Cidade


Em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Governo Cuidando da Nossa Gente disponibilizou nesta quinta-feira (17) no Parque da Cidade, serviços de saúde para a população do município.

Prevenção – Um toldo foi instalado temporariamente na Academia da Terceira Idade. Uma enfermeira e uma nutricionista realizaram testes de glicemia capilar, aferição de pressão e avaliação antropométrica. Dezenas de pessoas compareceram ao evento que tinha como principal objetivo detectar possíveis sinais da incidência do Diabetes e dar orientações sobre os cuidados necessários para evitar ou controlar a doença.

A enfermeira Patrícia Farias explicou o procedimento: “Nós orientamos as pessoas que estão com a taxa de açúcar acima do normal (99 mg/dL) para que elas se dirijam à unidade de saúde mais próxima e façam novamente o teste de glicemia capilar e, caso haja qualquer alteração, que façam o exame laboratorial”. A nutricionista Starley Carvalho complementou: “os testes não significam um diagnóstico, mas são necessários para detectar o nível de açúcar no sangue”.

O técnico em manutenção Carlos Grota aproveitou a oportunidade e foi ao Parque da Cidade para fazer o teste pela primeira vez. “Nunca tinha feito teste de glicemia. Deu um pouco alto” – e brincou: “Também tinha acabado de comer um pedaço de rapadura! Essa é uma grande oportunidade para que as pessoas possam evitar a doença” – afirmou.

Outros serviços – Além dos testes e aferições de pressão, foram distribuídos folhetos com dicas sobre obesidade, hipertensão, sedentarismo, colesterol, assim como, informações sobre o Dia Mundial do Diabetes, oficialmente celebrado no dia 14 de novembro. Um gibi sobre Alimentação Saudável também estava disponível para a população.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE