Calabar e Alto das Pombas avalia ações sociais neste sábado

A comunidade do Calabar e Alto das Pombas se reúne, neste sábado (5), para avaliar e discutir as ações sociais que estão sendo executadas pelo governo baiano na área, desde a instalação da Base Comunitária de Segurança. O encontro contará com as presenças dos líderes comunitários da região, dos responsáveis pela coordenação da Base e de representantes de diversas secretarias que compõem a Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida. Terá início às 9h, na Base Comunitária da região.

Para o secretário Carlos Brasileiro, coordenador da Câmara Setorial de Prevenção Social, a participação efetiva da comunidade do Calabar e Alto das Pombas é importante para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento social planejado para o bairro. “O governo já desenvolveu diversas ações na região e temos outras previstas para serem executadas a médio e longo prazos. Neste novo encontro, a comunidade vai poder, mais uma vez, expressar sua opinião quanto às atividades”, afirmou Brasileiro, que estará presente.

Ações - Entre as atividades desenvolvidas a curto prazo no Calabar e Alto das Pombas estiveram o mutirão para cadastramento no programa Bolsa Família, retirada de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF e atendimento do Núcleo de Direitos Humanos. Na área de capacitação, foram oferecidas 20 vagas de qualificação para o emprego doméstico, pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O Programa Jovens Baianos, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), ofertou 100 vagas na comunidade para a Escola de Música Pracatum, liderada por Carlinhos Brown. Na área de Educação, está sendo implantada uma turma do programa Todos Pela Alfabetização (TOPA). Já a Secretaria de Saúde (Sesab) disponibilizou 30 vagas em Curso Técnico de Enfermagem. Há ainda apoio a empreendimentos solidários, proporcionando geração de renda.

Na área de infraestrutura social, foram desenvolvidas várias ações, como revisão da rede elétrica e cadastramento para tarifa social de água e energia. Na saúde, um dos focos é o controle de câncer de mama, com rastreamento em mulheres entre 50 e 69 anos, através da realização de mamografias e USG de mama e punção/biópsia. A saúde sexual e reprodutiva também é uma preocupação, com a realização de palestras seguidas de debate individualizado com medico urologista, abordando principalmente a Saúde do Homem com a participação de usuários, profissionais de saúde (ACS) e lideranças comunitárias. Em julho, foi realizada a Caravana da Saúde, com a oferta de diversos serviços.

Várias outras ações estão previstas para execução no Calabar e Alto das Pombas. Entre elas estão a implantação de Curso pré-vestibular, pela Uneb; construção de parque infantil da Escola Aberta; aquisição de livros para a biblioteca, aquisição de novo mobiliário para a Escola Aberta; oficina com mulheres sobre violência doméstica; oferta de curso de auxiliar em cozinha.

Câmara - O trabalho de ocupação social é fruto da articulação de várias secretarias de governo, através da Câmara Setorial de Prevenção Social do Pacto pela Vida, que é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). Além da Sedes, compõem a Câmara as secretarias de Educação (SEC), Saúde (Sesab), Cultura (Secult), Promoção da Igualdade (Sepromi), Desenvolvimento Urbano (Sedur), Agricultura, Irrigação e reforma Agrária (Seagri), Especial da Copa (Secopa), Infraestrutura (Seinfra), Políticas para as Mulheres (SPM), Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), Relações Institucionais (Serin), Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), Segurança Pública (SSP) e Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).



ASCOM SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE