SENHOR DO BONFIM TERÁ NOVO CRAS E DISTRITO DE QUICÉ SERÁ A SUA SEDE

O Governo Cuidando de Nossa Gente vem de ser contemplado com um novo Centro de Referência e Assistência Social. Dando continuidade à sua política de interiorização de benefícios que vinham sendo sempre reservados à zona urbana, o Prefeito Paulo Machado solicitou ao Conselho Municipal de Assistência Social que o novo CRAS venha a ser instalado no populoso Distrito de Quicé, no que foi atendido em reunião do Conselho ocorrida nesta segunda-feira, dia dez : “Os moradores da cidade recebem atenções múltiplas através de psicólogas, assistentes sociais, advogados, técnicos, está na hora de levar este direito social à zona rural”.

O Novo CRAS implicará no investimento mensal de 11 mil reais, e será um órgão fruto da parceria entre o Governo Federal, através do MDS (Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome), governo do estado e governo municipal.

O MDS, em seu portal, explica o que é um CRAS e a sua importância em uma determinada comunidade:

O que é o CRAS - Centro de Referência da Assistência Social?

O CRAS - Centro de Referência da Assistência Social é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento socioassistencial de famílias.

O CRAS é o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica. Constitui espaço de concretização dos direitos socioassistenciais nos territórios, materializando a política de assistência social.

Como atua o CRAS?

O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos socioassistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

Desempenha papel central no território onde se localiza ao constituir a principal estrutura física local, cujo espaço físico deve ser compatível com o trabalho social com famílias que vivem no seu território de abrangência e conta com uma equipe profissional de referência.

Nesse sentido, destacam-se como principais atuações do CRAS:

• Presta serviços continuados de Proteção Social Básica de Assistência Social para famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, por meio do PAIF tais como: acolhimento, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência ou por ações socioassistenciais, encaminhamentos para a rede de proteção social existente no lugar onde vivem e para os demais serviços das outras políticas sociais, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária;

• Articula e fortalece a rede de Proteção Social Básica local;

• Previne as situações de risco no território onde vivem famílias em situação de vulnerabilidade social apoiando famílias e indivíduos em suas demandas sociais, inserindo-os na rede de proteção social e promover os meios necessários para que fortaleçam seus vínculos familiares e comunitários e acessem seus direitos de cidadania.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE