Oxi começa a ser difundido no Brasil


Tocam-se os trompetes, acendem-se os holofotes, terá início mais um grande e, ao mesmo tempo, aterrador evento. Espere, não é a “van premier” de nenhum filme em hollywood, nem uma super produção teatral na Broadway Americana. Chega à Imprensa informações do Oxi, a pior e mais devastadora droga que se tem notícia até o momento.

Mais potente e destruidora que o crack, a nova droga é feita em dosagem composta do resto das folhas de cocaína ou pasta de coca, querosene ou gasolina, amônia e cal. Toda essa mistura se transforma em pedra e é consumida como se fosse um cigarro, só que numa espécie de cachimbo.

O mais impressionante é que o oxi, por ser feito de resto de material da folha de coca, pode custar até quatro vezes menos do que o crack. É uma pedra mais escura e quando consumida, deixa um resíduo oleoso, proveniente do querosene, e sua fumaça é mais densa e escura.

Apareceu no Brasil, há cerca de quatro anos e entrou no Brasil através do estado do Acre, na fronteira com a Bolívia e Peru.

Hoje já se espalhou por todos os Estados da Federação. Só na “cracolândia”, local de grande consumo de entorpecentes localizada na região central da cidade de São Paulo, o oxi já compete em igualdade com o crack e outras substâncias tóxicas.

Outra característica devastadora da nova droga é que basta uma vez de consumo, para a pessoa ficar viciada e de retorno quase impossível. A primeira vez, a pessoa sente a falsa sensação de um grande prazer, para posteriormente entrar em estado de depressão.

Em poucas semanas de uso, a pessoa começa a apresentar sérios problemas no fígado e nos aparelhos respiratórios e digestivos. O usuário começa a sentir fortes dores de cabeça e abdominais, iniciando-se um processo agudo de diarreia e vomito. O alarmante é que 30% dos usuários morrem no primeiro ano.

Tanto o oxi quanto o crack, o seu uso é um passaporte de ida, sem volta. O tratamento é extremamente difícil, com resultados terapêuticos ainda duvidosos e questionáveis.

O melhor tratamento ainda é o diálogo constante, o acompanhamento diário pelos pais, a verificação das atitudes ou mudanças no comportamento, a recusa em se alimentar, o emagrecimento agudo e sem causa, o isolamento e a esquiva em dialogar. Já em segundo grau, o usuário apresenta tremores, suores e começo de alucinações.

Não se deve ter vergonha em procurar ajuda em centros de tratamento especializados em dependentes químicos. O estado, inclusive, dispõe de alguns bastante eficientes. Procure urgente centro de apoio mental, tanto para o dependente quanto para seus familiares que é muito necessário. E, se o dependente acreditar, reze muito, que é um remédio fantástico.

* Bernardo Campos Carvalho é advogado criminalista. Integrante da Comissão de Prerrogativas da OAB, regional de Barueri. É especialista em Tribunal do Júri, tendo participado como defensor em cerca de 600 Júris, destacando-se alguns de grande repercussão nacional: foi defensor de Pernambuco, acusado de ter, junto com Champinha, praticado o emblemático crime de homicídio contra um casal de namorados, na cidade de Juquitiba. Foi um dos advogados de defesa de Marcos, acusado de ter assassinado o prefeito Celso Daniel, em Santo André. Possui diversos artigos publicados, entre eles “mães que abandonam ou matam seus filhos”, alcançando mais de um milhão de consultas na internet.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE