Uneb 25 anos de desafios e conquistas em Senhor do Bonfim


O corpo docente da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) comemorou nesta terça-feira (02) os 25 anos da instituição. Ex-diretores, professores e alunos que colaboraram com a implantação da universidade em solo bonfinense também participaram do evento que aconteceu no auditório do Departamento de Educação (DEDC), Campus VII. A solenidade contou ainda com a presença de autoridades locais e gestores de outras universidades.

O Campus Senhor do Bonfim vem realizando eventos comemorativos desde o dia 13 de fevereiro, data em que foi instalada a Faculdade de Educação de Senhor do Bonfim (Fesb), que deu origem ao Departamento de Educação no dia 04 de março de 1986.

Perspectiva histórica – “Nós temos que destacar o papel interiorizador da Uneb através deste Campus. Nós começamos com a Fesb com o curso de Matemática, depois agregamos Pedagogia que deu um impulso à faculdade. Depois passamos a ser departamento. Aí vieram outros cursos como: Ciências Contábeis, Biologia, e por fim, Enfermagem. Eu creio que Senhor do Bonfim é um pólo de ensino superior que tem como centro uma universidade estadual que é a Uneb, através do Campus VII. Hoje, nós irradiamos para boa parte do interior da Bahia a possibilidade da conquista do ensino superior e da difusão de ensinamentos pela extensão, pela pesquisa e pela docência. Então, os 25 anos do Campus VII são para celebrar mesmo! É um misto de desafios, emoções e conquistas, pois quem a viu começando em Bonfim sente-se orgulhoso do que uma comunidade consegue construir de forma determinada” – declarou o prefeito Paulo Machado que foi o 1º diretor da Uneb eleito democraticamente.

Testemunha atuante – A primeira diretora da Universidade do Estado da Bahia no município presenciou a cerimônia. A professora Olga Campos de Menezes foi uma das responsáveis pelo crescimento e fortalecimento da instituição. “Quero agradecer a todos que acreditaram nesse sonho, já que Senhor do Bonfim não possuía instituição de ensino superior. Hoje estamos colhendo os frutos de tanto carinho, dedicação, esforço plantados há 25 anos” – comemorou.

Novos sonhos – Em seu pronunciamento Maria Celeste, atual diretora do Campus VII apresentou um quadro com perspectivas futuras para a maior valorização da universidade e ampliação de suas atividades, dentre elas: Criação do Centro de Pós-Graduação em Biologia; construção de um posto de saúde que beneficiará a comunidade acadêmica e a população do município; residência estudantil; aquisição do ônibus da Uneb e implantação do restaurante universitário.

“Eu vi a Uneb crescer na raça, nos calos dos ex-diretores que a construíram através de parcerias com a prefeitura e o comércio local. Foi assim que foram construídas salas de aula e a estrutura passou a ser de universidade. Novos professores chegaram. Então quando falo desse lugar lembro da ex-aluna que tinha uma sala de aula muito pequena, com um quadro muito pequeno e agora, como diretora vejo o que temos: salas climatizadas, acervo bibliográfico com mais de sete mil livros, data show em todas as salas, laboratórios de informática, microbiologia e enfermagem. Hoje nos oferecemos uma estrutura consolidada para que os professores possam desenvolver suas aulas e fazer as suas pesquisas. Como ex-aluna eu vejo que o sonho foi realizado” – afirmou Maria Celeste.

Ao final da cerimônia os presentes passearam pelas dependências da universidade para conhecer os espaços do DEDC que oferece para mais de mil pessoas, licenciaturas em Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas, como também, bacharelado em Ciências Contábeis e Enfermagem.

Personalidades presentes – Também estiveram na festa os professores João Rocha (representante do Fórum de Diretores da Uneb e diretor do Campus XIV de Xique-Xique); Beatriz Barros (representando os docentes); Udenilda Alves(representando os funcionários técnico- administrativos); a prefeita de Itiúba Cecília Petrina; e vereador de Bonfim Gustavo Miranda; os secretários de Administração e de Educação de Andorinha Carlos Alberto Lopes e Romero Falcão (representando o prefeito Agileu Lima); Elzelucia Amaral (representando a prefeita de Campo Formoso Iracy Araújo); as diretoras do Campus IV de Jacobina, Ione Jatobá e Helga Porto do Campus XVI de Irecê.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE