Secretaria de Meio Ambiente se reuni para os ajustes finais da Cooperativa dos Catadores


A Cooperativa dos Catadores segue dando os arremates finais para a concretização do projeto de Coleta Seletiva em Senhor o Bonfim. Dia 17 de agosto reuniram-se os catadores de resíduos sólidos com o secretário do Meio Ambiente Andreilto Almeida, o coordenador de Serviço Público, Diogo Rios, os funcionários da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e a técnica da Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte da Bahia (SETRE), Jenny Pompe que veio de Salvador para orientar o andamento do projeto. Além, de aprovar o aditivo de mais 25% sobre o valor inicial previsto para a compra de equipamentos que serão: uma balança de 1.000kg, uma prensa hidráulica, carrinhos para a coleta de os bairros e os equipamentos de proteção para todos os catadores.

O que é o Projeto

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Senhor do Bonfim, através da Secretaria de Meio Ambiente juntamente com o Governo do Estado da Bahia e tem como principal objetivo dignificar o trabalho dos catadores que trabalham em situação de risco no lixão e que, com este projeto irão fazer a coleta de porta em porta melhorando a situação do trabalho e gerando renda para a família de forma digna e solidária entre todos os membros da associação que será no galpão, alugado pela prefeitura, onde funcionava a associação dos profissionais do Hospital Regional de Senhor do Bonfim, localizado no bairro dos Limões.

Nessa reunião, ficou decidido que os bairros iniciais são Maristas e Santos Dumont. Essa decisão ocorreu através de pesquisa feita para a criação do projeto. Deste modo, esse plano pretende minimizar os impactos ambientais que nosso município enfrenta, melhorando com isso a nossa cidade e a vida de todos que nela habitam.


COMO SERÁ REALIZADA A COLETA SELETIVA NOS BAIRROS

Inicialmente os funcionários da secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) irão aplicar questionários para os moradores do bairro com o intuito de saber sobre o que eles pensam sobre o projeto e se estão dispostos a contribuir com a prefeitura e com a associação dos catadores.

Outro objetivo é fazer panfletagem nos locais para conscientizar a população da importância e explicá-los como dever ser feita a separação do lixo úmido (restos de alimentos, casca de frutas e verduras, fezes de animal e papel higiênico) do lixo seco (papel, papelão, plástico, vidro, metal) e orientar todos as etapas da coleta.

Portanto, esse é um projeto piloto e posteriormente pretende atender todo o município, servindo assim de modelo para as cidades vizinhas. Estão sendo traçados os planos de como ocorrerá todo o processo. Além da conscientização dos catadores e o treinamento dos mesmos.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE