Saúde municipal realiza segunda etapa de imunização contra paralisia infantil


O Governo Cuidando de Nossa Gente através da Secretaria Municipal de Saúde realizou neste sábado, dia 13, a segunda etapa da campanha de imunização contra a poliomielite. Para a melhor realização desta etapa, a Secretaria de Saúde acionou seus 29 pontos de vacinação espalhados na Sede e na zona rural. A segunda fase da campanha contra a polio está imunizando crianças de 0 a 5 anos que tomaram a primeira dose no dia 18 de junho.

Duas doses – A vacina é gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) e está disponível nos postos de Saúde do município durante todo o ano. Entretanto, a orientação do Ministério da Saúde é que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional – mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

Complicações da doença – A vacina previne contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil. É uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia, de início súbito. Ela atinge, em geral, os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada.

Esta doença encontra-se erradicada no Brasil há 22 anos, e é fundamental a manutenção da vacina para evitar a reintrodução da doença no País. Crianças menores de cinco anos receberam a dose da vacina, criando uma barreira contra a doença.

Missão Cumprida – Em Bonfim a vacinação atingiu grande número de pessoas. A Coordenação de Imunização do Município considera que os números finais corresponderam aos esforços da campanha, mas mantém esperanças de ainda evoluir para percentuais melhores. A Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite acontece todos os anos, em duas etapas.

Total de crianças vacinadas contra a polio: 2.355 ou 25,69% do total no município.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE