ESPAÇO DO LEITOR: DESABAFO DE UM PAI!


Em pleno dia dos pais tive a notícia de que minha Esposa entrara em trabalho de parto, embora fosse antes do prazo previsto. Ao me dirigir a uma unidade hospitalar da nossa cidade fui informado de que a ÚNICA Incubadora encontrava-se ocupada, em Campo Formoso havia uma disponível, porém o anestesista não foi localizado por conta do horário; como resposta o então Médico me disse que não teria como precisar quanto tempo disponível nós tínhamos, e com isso recomendou que nos deslocássemos até o Hospital Dom Malam (Petrolina/PE), pela iminência da necessidade de tal recurso.
Então procuramos pela possibilidade de uma ambulância fazer este deslocamento, haja vista ser uma situação de prematuridade e da incerteza temporal seria a opção mais viável, porém no momento do contato esbarramos na BUROCRACIA BRASILEIRA, ou melhor, "BURROCRACIA"... Segundo os requisitos necessários a tal transporte seriam perdidos pelo menos um intervalo de uma hora a uma hora e meia para a regulação da paciente. Infelizmente eu não dispunha da certeza de possuir tal janela de tempo, para não por a vida de minha esposa e filho em risco liguei para um amigo de longas datas o cidadão Gustavo Miranda (hora vereador municipal), no intento de que o mesmo pudesse falar com alguém sobre a viabilidade de um transporte adequado a situação. Serei eternamente e infinitamente grato ao então cidadão, pois o mesmo abriu mão do conforto de seu lar e veio a nossa procura não para buscar um transporte, mas sim para realizá-lo. Graças as bençãos do Grande Pai conseguimos chegar aquela unidade hospitalar sem maiores transtornos.
Agora estamos tranquilos e felizes, pois nosso filho esta bem e com saúde, porém até chegar a este ponto nos deparamos com um quadro que me leva a algumas indagações, pois desde o momento da internação (04h25min) até o momento da cesariana (17h54min) foi tentado insistentemente o parto normal. No momento da cirurgia fora constatado pelo médico que embora no último exame de imagem o bebê estivesse encaixado, no dia do nascimento a cabeça estava fora do local desejado o que inviabilizaria o parto normal.
Na minha opinião deveriam ser criadas algumas regras para a imposição do parto normal tais como:
1. Tempo limite para tal imposição, pois com o passar do tempo a mãe pode vir a ficar em um alto nível de stress o que com certeza não é bom nem para ela e nem para o bebê;
2. Já que se deseja um parto normal porque não realizar um exame de imagem para a real constatação de condições ideais para tal parto, o que sem sombra de dúvidas levaria a uma redução dos tantos casos de lesões nos bebês no momento do parto, dentre outras situações adversas;
3. Etc
Graças ao grande Pai tenho uma condição Social, Intelectual e Econômica privilegiada, o que me permitiria realizar tal deslocamento sem maiores transtornos, mas como não vivo sozinho neste mundo e sei da importância da assistência aos demais fico a me perguntar: "Se esta história tivesse acontecido com alguém menos favorecido do que eu?" o correto seria estes contarem com a sorte de não precisarem da incubadora? Mas infelizmente temos de levar em consideração que esta situação é iminente.
Devemos buscar formas para uma elevação de nossa qualidade de vida e parar de pensar: "Em cidade TAL, que é aqui pertinho tem isso, tem aquilo...", todos os dias nós ouvimos nos jornais por aí a fora a notícia de casos absurdos na saúde pública e nas políticas assistencialistas para o tão sofrido povo brasileiro...
Devemos dar um verdadeiro basta a esse tipo de situação para evitar o sofrimento deste povo tão exigido dia após dia, pois cada componente merece um mínimo de respeito, bem como temos de lutar contra esta imposição de parto normal, é bem verdade que é mais saudável tanto para a mãe quanto para o bebê, mas o problema está justamente na forma com a qual esta sendo aplicada, pois embora não seja eu um catedrático no assunto sei que tamanha espera pode trazer diversos prejuízos a ambos por conta do stress causado, encerro aqui este desabafo conclamando a uma reflexão: "A pouco tempo atrás o valor pago por parto Cesário era bem maior que por parto normal... bastou o governo baixar uma norma estipulando um pagamento maior por parto normal para que a prioridade que antes era Cesário passou a ser por parto normal, o que ainda ajudou a elevar o número de Natimortos no País..."

OLDAIR MARQUES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE