Capoeiristas pedem prática do esporte nas escolas do município




A audiência pública para discutir a importância do estabelecimento de políticas públicas em prol da prática da capoeira no município reuniu na última sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim, grupos de capoeiristas, vereadores e representantes da sociedade civil e da imprensa local.

Na escola - A audiência convocada pela União das Academias de Capoeira de Senhor do Bonfim trouxe para a pauta de debates a necessidade de elaborar um Projeto de Lei que determine a inclusão de aulas deste esporte genuinamente brasileiro na grade curricular das escolas municipais.

O mestre de capoeira Carlinhos esteve no evento e falou sobre o assunto: “Já existe uma lei no Congresso, que se refere à cultura afro-descendente. É através desta lei que estamos aqui buscando junto com os vereadores da nossa cidade que a capoeira entre neste contexto cultural e passe a ser obrigatória nas escolas do município. Essa luta não e só minha, é de todos os mestres de capoeira de Bonfim: do mestre Keu, Vareta, Viola e de tantos outros mestres” - argumentou.

Um dos mais renomados representantes desta modalidade esportiva, o mestre Gary, do Rio de Janeiro, participou da audiência e mostrou-se feliz em estar em Senhor do Bonfim discutindo o tema. “É uma maravilha estar aqui, vendo que os vereadores estão se inserindo neste contexto. Isso mostra a seriedade e o compromisso dos políticos do lugar, não só os vereadores mas também o senhor prefeito Paulo Machado. Estamos aqui em busca de que a lei seja aprovada pelo legislativo e efetuada pelo executivo, já que a capoeira é uma atividade que não precisa de instrumentais caros, pois pode ser praticada por pessoas descalças, em qualquer espaço físico - reforçou o argumento.

Experiência com o esporte - A organização do evento também exibiu vídeos relacionados à prática do esporte. Na oportunidade, um dos capoeiristas presentes fez o uso da palavra e falou sobre sua experiência. “Foi a capoeira que transformou a minha vida. Através dela me dediquei mais aos estudos. Hoje sou formado em Administração de Empresas e gerencio uma loja aqui em Bonfim. Se não fosse a capoeira estaria hoje nas drogas e não teria tido uma oportunidade, já que sou de família pobre” - contou Roser Miller.

Ao final do encontro, os participantes puderam conferir uma exposição de imagens sobre a prática do esporte e um grupo de capoeiristas se apresentou em uma animada roda.

Também participaram da audiência: Jorge Ivan (representando as academias), Pedro Cordeiro (advogado da Câmara), os vereadores Carlos de Tijuaçu, Gilberto Pires (Bel), Laércio Muniz, Gustavo Miranda e Gerivaldo Sampaio e o secretário de Meio Ambiente Andreilto Barbosa.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE