PRÉ VESTIBULAR SOLIDÁRIO - CENTRAL DE CURSOS

“Deus não escolhe os qualificados; qualifica os escolhidos.”
Filosofia popular


Breve Raciocínio

O exame vestibular, como entidade ou instituição, atua de forma exatamente contrária àquilo que os crédulos vêem como os critérios divinos. Ele seleciona os qualificados e dessa forma reforça a Teoria de Darwin, pela qual só os qualificados lutam, superam as dificuldades e sobrevivem. É a chamada seleção natural.

Entretanto, a cadeia evolutiva de Darwin se processa no ambiente da natureza, enquanto o vestibular se configura como uma cadeia evolutiva social que se processa num ambiente chamado nação. Quando essa nação é o Brasil, identifica-se um histórico fortemente desfavorável à qualificação, à formação de cidadania, assim contribuindo para reforçar o caráter excludente no processo seletivo do vestibular.

Analisando-se o sistema educacional brasileiro, a partir dos anos 60 do século passado, constata-se que a Educação, seja ela pública ou privada, oferece cada vez menos condições ao cidadão de se preparar para a vida e de se qualificar para enfrentar o vestibular. Ao longo dessas décadas e, por razões que não cabem na elaboração deste case, a educação de qualidade no Brasil, mesmo muito aquém da excelência indispensável, tornou-se um privilégio das classes mais favorecidas economicamente. No nordeste brasileiro, onde a distribuição de renda é extremamente concentrada para determinados grupos, esse privilégio configurou-se ainda mais restrito. Ou seja: a educação de qualidade, geralmente oferecida pelo sistema de ensino, se destina a poucos. Muito poucos.

Histórico: O Projeto

O objetivo do projeto é preparar estudantes para a realização de processos seletivos (vestibulares e concursos) com aumento efetivo da probabilidade de sucesso, porém de igual importância institucionalmente, são promover o fortalecimento da auto-estima desses jovens; preparar cidadãos que assumam uma atitude crítica em relação às desigualdades sociais, formar jovens agentes multiplicadores que possam contribuir com a transformação da realidade social em que estão inseridos; valorizar a diferença como elemento primordial para o desenvolvimento do ser humano e o respeito aos Direitos Humanos individuais, coletivos, políticos e sociais.


Novidade

A grande novidade da Central de Cursos é oferecer 35 vagas para os alunos classificados no Processo Seletivo, sendo os cinco primeiros colocados obterão bolsa integral na mensalidade e os outros trinta subseqüentes receberão desconto de 50% na mensalidade, sendo necessário que o candidato tenha cursado do 1º ao 3º ano do ensino médio em escola da rede pública. Alunos que estão cursando o 3º ano também podem concorrer.
Para concorrer ao Processo Seletivo, o candidato deve comparecer a Central de Cursos e preencher o Formulário de Inscrição. A seleção será realizada em 17 de julho de 2011. Serão aplicadas provas contendo questões objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Matemáticos e Conhecimentos contemporâneos.
A taxa de adesão para participar da seleção são 02 pacotes de café, que serão doados a entidade local “Lar dos Idosos Fabiano de Cristo”.
Os aprovados vão cursar o Pré-Vestibular Solidário, no turno vespertino ou noturno.

Obs.: É vetada a participação no Processo Seletivo, alunos matriculados ou formandos em escolas particulares.

As provas

As provas serão constituídas de 30 questões objetivas, com cinco alternativas, e buscam selecionar pessoas com capacidade para prosseguimento de estudos, a preparação básica para o trabalho e o seu aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e solidária e o desenvolvimento da autonomia para aprender.

Matriz de Competências e Habilidades

As provas serão elaboradas com base na Matriz de Competências e Habilidades especificada a seguir:

• Utilizar, adequadamente, os mecanismos da norma culta da língua padrão.
Identificar classes de palavras, suas flexões e seu emprego, suas funções morfológicas e morfossintáticas, simples e complexas, os termos de relação de sinonímia e de antonímia e usá-los, com clareza, na construção do pensamento.

• Ser capaz de deduzir e inferir, de um texto, a sua compreensão através de um vocabulário já conhecido.

• Utilizar a linguagem matemática, no que se refere ao conhecimento sistematizado, sendo capaz de interpretar e expressar (verbal e textualmente) os fenômenos socioeconômicos.
• Transcrever mensagens matemáticas da linguagem corrente para a linguagem simbólica e vice-versa.
• Identificar padrões matemáticos em situações reais.
• Ler, interpretar e utilizar representações matemáticas.
• Organizar o pensamento matemático, identificando as variáveis determinantes e secundárias.
• Explorar situações/problema, procurar regularidades, fazer e testar conjecturas, formular generalizações e pensar de maneira lógica.
• Distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos.
• Estabelecer relações do conhecimento matemático com fatos do cotidiano, sendo capaz de intervir criticamente através da investigação, da interpretação, criando estratégias de resolução de problemas, adaptando-as nas mais diversas situações apresentadas.
• Demonstrar domínio básico na construção e na aplicação de conceitos das diversas áreas de conhecimento para compreender o processo histórico e geográfico diante das questões que se impõem ao mundo, na atualidade.
• Identificar e compreender as relações homem x meio ambiente.
• Situar-se no espaço e no tempo.
• Perceber-se como ser humano agente de sua história.
• Compreender o processo de desenvolvimento da sociedade, como sendo decorrentes das relações espaciais homem/natureza/sociedade em seus desdobramentos.
• Utilizar o conhecimento ecológico para utilização racional dos recursos energéticos e hídricos, na melhoria da qualidade de vida da sociedade.
• Perceber-se como um ser político socialmente ativo.
• Demonstrar princípios éticos na aplicação do conhecimento científico e tecnológico.
• Analisar os avanços tecnológicos, relacionando-os à qualidade e à manutenção da vida no planeta, no contexto atual.
• Demonstrar consciência do valor da existência humana e da saúde enquanto completo bem-estar físico, mental e social.


Da Classificação e do Resultado Final


• O preenchimento das vagas será feito por meio de Processo classificatório obedecendo à ordem decrescente das notas obtidas pelos candidatos.
• Será eliminado da Seleção o candidato que obtiver nota ZERO de pontuação no conjunto de questões das provas.
• Caso haja empate na Nota Final entre candidatos, o desempate se dará, na seguinte ordem:
1. Maior desempenho no conjunto de questões de Língua Portuguesa;
2. Maior desempenho no conjunto de questões de Matemática/Raciocínio Lógico;
3. Maior desempenho no conjunto de questões de Conhecimentos Contemporâneos;
4. Maior Idade.


Local da Provas

O candidato devera se informar sobre o horário e o local de realização da Prova, na Central de Cursos, localizada à Rua Mariano Ventura, 57, centro, Senhor do Bonfim-Ba.

Data da Prova

A prova será realizada no domingo, 17 de julho de 2011, das 09h às 12h, na sede da Central de Cursos, localizada à Rua Mariano Ventura, 57, centro, Senhor do Bonfim-Ba.
Os portões do Estabelecimento de realização das provas serão abertos para acesso dos candidatos às 08h30min e fechados às 08h50min, devendo o candidato chegar ao local de prova com, pelo menos, 30 minutos de antecedência.
O candidato que chegar após o fechamento dos portões perderá o direito de fazer a prova.
O candidato deverá apresentar, para a realização da Prova, a carteira original de identidade (RG).
Deverá levar lápis preto, caneta esferográfica de tinta azul ou preta e borracha.
Durante a prova, não será permitido o uso de calculadora, relógios de qualquer tipo, ou outros aparelhos eletroeletrônicos ou magnéticos, ou ainda, realizar consulta a livros.

Resultados

Serão divulgados no dia 18 de julho de 2011, a partir das 08h, no Site www.centradecurso.com.br e na sede da Central de Cursos, localizada à Rua Mariano Ventura, 57, centro, Senhor do Bonfim-Ba.

Matrícula

Após a divulgação do resultado, o candidato classificado e convocado, deverá efetuar a sua matrícula no dia 18 de julho de 2011, das 10h às 18h, na sede da Central de Cursos, localizada à Rua Mariano Ventura, 57, centro, Senhor do Bonfim-Ba.

Documentos necessários
• Fotocópia da carteira de identidade (com a apresentação da original);
• Fotocópia do Histórico Escolar (com a apresentação do original);
• 01 foto 3x4 (recente).

Funcionamento do Curso

As aulas ocorrem a partir do dia 19 de julho de 2011, de segunda a sexta, das 14h às 17h10min, ou das 19h às 22h, na sede da Central de Cursos, localizada à Rua Mariano Ventura, 57, centro, Senhor do Bonfim-Ba.

Outras informações:

(74) 3541-4412 / www.centraldecurso.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE