Poeta bonfinense doa livros para bibliotecas do município


A poesia e a prosa de Simplesmente Emoções... e Estados d’alma, obras do poeta e advogado bonfinense Dorival Ferreira da Silva vão compor os acervos da Biblioteca Municipal Professora Zenáurea Campos Dias e da Biblioteca Itinerante da Secretaria de Educação de Senhor do Bonfim. O autor, que atualmente reside em Salvador, encontro-se, no São João, com o prefeito Paulo Machado em pleno Forrobodó. Viu estacionada no local a Biblioteca Itinerante (ônibus adaptado para receber visitação) entusiasmou-se e doou exemplares dos livros.

Os títulos – Simplesmente Emoções... e Estados D’alma foram lançados respectivamente em 2002 e em 2007. Neles, Dorival apresenta um conjunto de poemas e textos com temas que abordam desde o patriotismo e a problemática social até sentimentos como a esperança, a saudade e a confiança na juventude, entre outros.

O autor – Dorival Ferreira da Silva, 85 anos, manifestou o interesse pela escrita na pré-adolescência, inspirado pelos aboios dos vaqueiros e pelas cantigas da sua terra (Senhor do Bonfim). Na juventude escrevia versos tanto em estilo popular (cordel), quanto em estilo clássico (sonetos). Seus poemas ilustraram revistas, livros e anuários ao longo de sua carreira. Participou da Academia de Faiscadores e Ensaístas das Letras do Colégio Estadual da Bahia (Central) e integra a Academia de Letras e Artes da Região Metropolitana (Alarme) como membro correspondente. Os hinos das duas entidades são de sua autoria. É membro efetivo da Academia de Cultura da Bahia.
Um poema – Na contracapa de Estados D’alma, Dorival Ferreira da Silva apresenta os versos do soneto Pelos gramados da vida, compartilhados aqui:
Pelos gramados da vida Adeja a nossa esperança Nas substâncias da lida Que a própria vida nos lança
Se a tempestade incontida Acontece e nos alcança Impondo qualquer descida!... Precauções..., mas confiança
Pois o gramado enverdece!... – a grama jamais fenece – Quando a borrasca se for!...
Basta a doçura da brisa Que ao sereno cicatriza Quando orvalhada de amor!...
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE