Contra a mortalidade infantil e materna


Semus institui Câmara Técnica Municipal de Investigação de Óbitos

Com a finalidade de desenvolver ações que reduzam o índice de mortalidade infantil em Senhor do Bonfim, foi instituído nesta quarta-feira (13) a Câmara Técnica Municipal de Investigação de Óbitos Infantil, Fetal, Mulheres em Idade Fértil – MIF e Maternos.

A cerimônia ocorreu na Câmara de Vereadores. Na oportunidade, o secretário de Saúde do município, Francisco Lustiago empossou os membros da 1ª Diretoria da entidade, formada por representantes, titulares e suplentes oriundos da Saúde, tais como: Vigilância epidemiológica, Área técnica de saúde da mulher e da criança, Atenção básica, Programa Saúde da Família, Programa Agente Comunitário de Saúde, Atenção hospitalar, Informação em saúde, Auditoria e Regulação, Núcleo de Educação Permanente e médicos obstetra, pediatra e clínico.

“Todos aqui são profissionais e tem a missão de cuidar da saúde das pessoas desde o seu nascimento até a sua morte. Por isso, peço ainda mais empenho e dedicação a cada um de vocês nessa nova empreitada e que o numero de óbitos infantis reduza cada vez mais” – falou Francisco Lustiago durante a posse da Diretoria.

Atribuições – A Câmara Técnica (portaria nº 001/2011) segue os preceitos determinados pelo Ministério da Saúde e da Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), cuja política prioriza a redução da mortalidade infantil e materna na região.

Neste âmbito, a entidade vai desenvolver em Senhor do Bonfim as seguintes ações: sensibilização do gestor, das instituições, dos profissionais de saúde e da comunidade como um todo; procurar meios que minimizem o problema; estimular e acompanhar a investigação dos óbitos pela equipe de saúde; identificar e acompanhar problemas com relação à assistência de saúde prestada à gestante e a criança; verificar a organização dos serviços e do sistema de saúde, das condições sociais, da família e comunidade; recomendar estratégias e medidas de atenção à saúde (que venham reduzir a mortalidade infantil, fetal e materna, com destaque para as mortes evitáveis) e divulgar amplamente resultados e experiências bem sucedidas.

Funcionamento - A Câmara Técnica contará com o apoio administrativo da Vigilância Epidemiológica do município, elegerá ainda entre seus membros sua coordenação que ficará responsável pela convocação de seus membros para as reuniões, que deverão ser mensais.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE