Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional em Senhor do Bonfim reúne centenas de pessoas




A regularização fundiária e das terras das comunidades tradicionais; o investimento na agricultura familiar; a eliminação do uso de agrotóxicos; a diversificação do plantio de alimentos; o aumento do aleitamento materno e da construção de cisternas; e a qualidade da alimentação escolar foram alguns dos principais pontos discutidos hoje (21) no primeiro dia da Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) dos Territórios Piemonte Norte do Itapicuru e Piemonte da Diamantina. Mais de 200 delegados, da sociedade civil e do poder público, estão reunidos no Colégio Estadual Teixeira de Freitas, em Senhor do Bonfim, para elaborar as diretrizes da região para acabar com a insegurança alimentar nos 19 municípios que compõem os territórios participantes.
A Conferência, que termina amanhã (22) e tem como tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, é realizada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA-BA), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), a secretaria Executiva do Grupo Governamental de SAN e a Coordenação Estadual de Territórios. Deste evento sairão 68 delegados para a Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontece de 08 a 10 de setembro, no Hotel Fiesta, em Salvador.
Para o coordenador do Território do Piemonte da Diamantina, Fredson Rodrigues, segurança alimentar “não é só ter comida na mesa, é saber de onde, por quem e como foi feito, a qualidade de cada alimento que é consumido”. “Precisamos criar os instrumentos necessários para acabar com a insegurança alimentar no nosso país. Só para se ter uma idéia, são poucos os municípios que tem conselhos de SAN e os que têm não funcionam. Então, necessitamos provocar a sociedade civil para que ela se mobilize, junto com o governo, e faça com que a lei que busca a segurança alimentar e nutricional adequada para todos os brasileiros saia do papel e aconteça”, acrescentou o coordenador.
A coordenadora do Território Piemonte Norte do Itapicuru, Bernadete Rocha, destacou que, para compreender a situação da insegurança alimentar e nutricional no país, é preciso fazer um resgate histórico. “No nosso Território, as comunidades tradicionais, como as quilombolas e indígenas, são as mais afetadas por este problema. Mas aqui também temos iniciativas maravilhosas para melhorar essa situação, como a fábrica de biscoitos de Alto Bonito, que oferece subprodutos da mandioca, e a feira da agricultura familiar do Piemonte Norte do Itapicuru, que gera renda para centenas de famílias e é destaque também no município de Senhor do Bonfim”, citou Bernadete.
Abertura - Participaram da abertura os secretários de Administração e Planejamento de Senhor do Bonfim, George de Melo, de Assistência Social de Senhor do Bonfim, Fátima Brasileiro, e de Capim Grosso, Josefa de Oliveira, o secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Piemonte Norte do Itapicuru, Yon Fontes, a coordenadora da Superintendência de Inclusão e Assistência Alimentar da Sedes, Miryam Belo, e, representando os povos e comunidades tradicionais de Fundo e Feixo de Passos, José da Silva, além de Naidison Batista, Bernadete Rocha e Fredson Rodrigues. /

ASCOM SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE