Adolescentes da Pêra recebem orientações no Projeto Jovens Mães


Foi reaberta nesta terça-feira (05) no bairro da Pêra mais uma etapa do Programa Jovens Mães. A iniciativa é da Secretaria de Ação Social de Senhor do Bonfim que promoveu uma palestra educativa para gestantes adolescentes de baixa renda na Associação de Moradores da localidade para marcar o início das atividades do projeto.

Ministrada por estudantes de enfermagem da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) a palestra aconteceu sob a orientação da psicóloga Patrícia Dantas Mangabeira e da assistente social Renata Rafael e consistiu no repasse de informações básicas para as jovens que estão enfrentando a sua primeira gestação.

Aprendendo a cuidar – Cerca de 14 adolescentes participaram do encontro e receberam orientações sobre: parto cesariano (complicações e riscos), recuperação pós-parto, cuidados com o bebê, amamentação, sexualidade, a importância de evitar o uso de substâncias tóxicas durante o período gestacional, dentre outras.

A gestante Tatyane Lima do Santos, 14 anos, comentou sobre a palestra: “Eu não sabia muito das coisas que foram ditas. Foi muito bom aprender como cuidar do meu futuro filho, como amamentar. Isso é muito gratificante”.

O projeto – O Jovens Mães foi implantado em Senhor do Bonfim em 2007, no bairro Alto da Maravilha e vem ajudando ao longo desses anos mulheres na faixa etária de 13 a 26 anos, não só nos cuidados com a primeira gestação, mas também na prevenção de gravidez indesejada.

Trabalho continuado – As jovens mães continuarão a receber acompanhamento (durante três meses) de uma equipe formada por psicólogo, enfermeiro, dentista, nutricionista e médico do Samu. Elas também participarão de um curso de pintura todas as terças e quintas-feiras, a partir da 9h, no bairro da Pêra.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE