Uma conquista e um desafio Governo Municipal avança na política de resíduos sólidos

“Este momento representa uma conquista e um desafio”. Assim definiu o prefeito Paulo Machado na cerimônia de lançamento da Cooperativa de Catadores de Material Reciclável de Senhor do Bonfim que aconteceu na noite desta sexta-feira (10), no auditório da Escola Estadual Luiz Eduardo Magalhães.

O evento, encabeçado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), reuniu os principais responsáveis pela idealização do projeto que culminou na criação da Cooperativa. Ela representa um passo importante, em vários sentidos, principalmente no que se refere à inclusão social e à preservação ambiental.

Além do prefeito Paulo Machado, estavam presentes: o presidente da Cooperativa de Catadores Domingos Luis, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte Elias Dourado, (representando o secretário da Setre Nilton Vasconcelos), o superintendente da Sudesb Raimundo Nonato Tavares (Bobô), o secretário de Meio Ambiente de Bonfim Andreilto Barbosa, Jairo Sá, representando o reitor da Universidade do Estado da Bahia e os vereadores Gustavo Miranda, João Carlos Bernardes (Biro-Biro) e Carlos de Tijuaçu.

Dignidade – O projeto está na fase inicial e visa atender cerca de 110 catadores que recolhem material reciclável no lixão e nas ruas da cidade. A proposta é garantir a eles e a suas famílias a oportunidade de viverem satisfatoriamente da atividade que exercem e, a partir disso, promover no município uma nova forma das pessoas lidarem com os resíduos (lixo) que produzem cotidianamente.


De acordo com a Semam, Senhor do Bonfim produz cerca de 60 toneladas de resíduos sólidos domésticos por dia, dos quais 30% poderiam ser triados e encaminhados para a reciclagem, mas apenas 2% desse material é recolhido. Com a implantação da Cooperativa de Catadores esse quadro obrigatoriamente mudará.


Confiança – Dirigindo-se à classe dos catadores que estavam na platéia, o secretário Andreilto Barbosa afirmou: “A discussão começou lá atrás, mas está se consolidando nesta gestão. Dessa vez, o projeto vai andar. O convênio já foi assinado, o recurso será repassado ao município nos próximos dias. Com ele, vamos adquirir o que for necessário para que vocês trabalhem de forma digna”.


Em consonância com a ideia proposta, Domingos Luis falou em nome de todos os catadores. “Estamos aqui neste dia muito importante para nós. A gente tem a certeza que essa cooperativa vai sair do papel e a gente vai trabalhar de uma maneira correta”.

Preparando o terreno – Algumas ações já foram desenvolvidas com o apoio das secretarias de Educação e Assistência Social que retiraram crianças do lixão. A Uneb/Campus VII realizou através do Projeto Incubadora, cursos de capacitação para os catadores, com foco no cooperativismo.

Jairo Sá em sua fala mostrou-se esperançoso na efetivação da cooperativa. “Tenho certeza que a prefeitura, através do prefeito e da Secretaria de Meio Ambiente, com o apoio do Estado, da Uneb e dos vereadores que aqui se encontram, vai dar continuidade a esse trabalho de resgatar a dignidade das famílias que ainda trabalham no lixão. Dignidade, não em termos de moral, porque esta não perdemos, mas em termos de remuneração, organização e melhores condições de vida”.

O primeiro grande passo – Com esta iniciativa Senhor do Bonfim começa a avançar na Política de Resíduos Sólidos, que foi sancionada no governo Lula (Lei 12.305/2010) e estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza a sociedade pela sua geração.

Consciente dos desafios a serem enfrentados no futuro, o representante da Setre Elias Dourado alertou: “O processo é inicial e tem muito a se fazer. Estamos diante de um grande momento para definir o futuro do projeto”. E falando diretamente aos catadores: “Sejam perseverantes. Tudo o que discutimos hoje depende de vocês. Antigamente, o modelo de resíduo sólido era outro: não tinha lugar para o catador, mas com esta ação o lugar de vocês será na porta das casas, sendo bem recebidos”.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE