São João nas Casas Populares cultivou a tradição da maior festa bonfinense


O forró das Casas Populares iniciado na noite de ontem ignorou a meia-noite e invadiu o início de madrugada do domingo (hoje), mantendo firme a evolução do circuito de periferias da cidade. A participação do público neste segundo dia (o primeiro foi ontem, na Rua Irecê) do Projeto Forró nos Bairros anuncia a validade do tema deste ano: Tradição e alegria no melhor São João da Bahia.

Xotes e baiões – A manutenção das tradições culturais e artísticas juninas foi legitimada nas Casas Populares desde a abertura da noitada, a cargo de Rogério Moreira. Sem trair o seu estilo romântico, ele apresentou um repertório basicamente junino e agradou aos presentes, que até dançaram agarradinhos. Pedro Junior e seus teclados, banda e músico conhecidos, mais de 15 anos de carreira, agitou o arrasta-pé. Citou a autoria de muitos baiões e xotes e foi solicitado a repetir Luiz Gonzaga:


Forró no Escuro:


O Candeeiro se apagou / O sanfoneiro cochilou
A sanfona não parou / E o forró continuou

Ô, meu amor, não vá simbora, não vá simbora
Fique mais um bocadinho, um bocadinho
Se você for seu nego chora, seu nego chora
Vamos dançar mais um tiquinho, mais um tiquinho
Quando eu entro numa farra
Eu não quero sair mais não
Eu vou até quebrar a barra
E pegar o sol com a mão.

A estrutura de diversões, bares, barracas de petiscos, bebidas e comidas típicas esteve à altura do São João bonfinense. As performances da Companhia de Dança Mix Dance e do Grupo de Dança Bonequinha, ambos de Senhor do Bonfim, foram retribuídas por palmas. E ainda foi ao palco a banda bonfinense Pisada de Ouro que cantou toadas de bandas de sucesso como Arreio de Ouro e 100 Pareia. Ao fim da apresentação, os que queriam amanhecer o dia fizeram coro: “Mais uma, mais uma”.

Não perde uma – O Projeto Forró nos Bairros prossegue até o dia 18, data de seu encerramento programado para o bairro da Olaria, “Todas as providências têm sido adotadas para que o São João nos Bairros seja uma festa como deve ser, alegre, tranqüila e participativa”, frisou o secretário de Cultura Ivomar Gitânio. Após visitar o palco, o prefeito Paulo Machado – que prestigia todos os eventos populares – testemunhou a animação na praça das Casas Popular e circulou entre o publico, acompanhado de sua equipe de gabinete, populares e escalões do Governo Municipal. Entre estes os secretários Andreilto Barbosa (Meio Ambiente) e Ivomar Gitânio.


Mais três forrós nos Bairros
Alto da Maravilha – 10/6 (sexta-feira)
Gambôa – 17/6 (sábado)
Olaria – 18/6 (domingo)

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE