Projeto Educar para Construir forma mais 400 jovens

Promover o desenvolvimento social, através da inserção no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto Educar para Construir, que amanhã formará 400 profissionais especializados na área da construção civil. São aprendizes de pedreiro, eletricista, encanador e carpinteiro, além de almoxarife. A ação, que faz parte do Programa Jovens Baianos, é realizada pela ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). A certificação acontece nesta terça, às 9h, na sede do projeto, no bairro de Novos Alagados, e contará com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Carlos Brasileiro.

Amanhã também acontece a abertura oficial das turmas de aprendizes 2011, que beneficiará mais 320 jovens. Serão 220 na unidade de Novos Alagados e 100 na unidade do Bairro da Paz. Os cursos têm duração de um ano, sendo cinco meses de teoria e sete de pratica. Cada aprendiz conta com carteira assinada e recebe meio salário mínimo para participar da capacitação.

A iniciativa conta com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia (Sinduscon-BA) e de 45 empresas da construção civil, que contratam os jovens como aprendizes. A carga horária total dos cursos é de 960 horas, sendo 400 horas de teoria e 560 de prática na empresa, com aulas ministradas de segunda a sexta-feira. Para fazer parte do Educar para Construir, é preciso ter entre 18 e 24 anos; ter identificação com o setor da construção civil e estar entre a 5ª série do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio, matriculado e frequentando uma escola pública.

ASCOM/ SEDES
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE