Saúde cumpre mais uma etapa contra a dengue no bairro da Pêra



O Governo Cuidando de Nossa Gente em parceria com a Secretaria da Saúde e a Coordenação de Endemias realizaram nesta sexta-feira (13), mais um mutirão com faxinaço para o combate e prevenção ao mosquito da dengue no bairro da Pêra e imediações.

A programação faz parte do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e secretarias municipais da saúde.

Cerca de 50 agentes de endemias, de saúde e articuladores do bairro – que são voluntários com liderança e capacidade de comunicação escolhidos para promover a mobilização das comunidades – além de professores da Escola Municipal Abigail Feitosa participaram desta atividade no bairro da Pêra.

Riscos – A localidade é considerada área de risco por conta do acúmulo de lixo e de objetos que concentram água e por isso geram muitos focos do mosquito da dengue. Agentes que visitaram a Rua Mario Bamberg (popularmente conhecida por Favelinha) encontraram quatro focos da doença. Pneus e baldes já apresentavam larvas.

“Aqui tem muito mosquito, rato, barata porque tem muito lixo espalhado. Meus vizinhos não têm respeito e não ligam se vai juntar bicho pra comer os restos. Aqui ninguém coloca o lixo nos sacos, jogam na frente das casas, tomando sol e chuva, juntando mosquito que não deixa ninguém dormir à noite” – resumiu a dona-de-casa Zilda Marta de Souza (58 anos).

No faxinaço realizado nesta sexta-feira foram distribuídos sacos de lixo e material educativo, salientando a importância do papel da população para a prevenção e combate ao mosquito.

Próximos passos – Após esta etapa, a equipe seguirá para o Loteamento José Francisco no próximo dia 20 de maio. “Todos fazem parte deste projeto de Mobilização Social: a comunidade está aderindo e participando de forma ativa, a coordenação de endemias está promovendo os faxinaços e a Secretaria de Saúde está apoiando nossas atividades, marcando presença e fornecendo o material necessário” – avalia o coordenador de endemias do município José Rodrigues.

ASCOM
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE