Parceria entre Coelba e Prefeitura entrega mil geladeiras novas a bonfinenses de baixa renda


Exatamente 1.000 geladeiras novas estão sendo entregue a famílias bonfinenses situadas na faixa de baixa renda e inscritas no projeto programa Nova Geladeira. O programa, em parceria com a Coelba (Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia), Prefeitura Municipal e Governo Federal começou ontem (dia 24), prossegue hoje e se encerra amanhã, quinta-feira 26, às 17 horas.

A operação, no Centro Cultural Ceciliano de Carvalho, consiste em recolher geladeiras velhas, superconsumidoras de energia e em troca entregar geladeiras novas, de baixo consumo, sem qualquer custo.

Membros da Secult municipal e da Coelba coordenaram a ação de coleta de geladeiras usadas e agilizaram a distribuição dos novos eletrodomésticos.. Ao receber sua nova geladeira, dona Maria Regina, moradora na Rua Umbuzeiro, no bairro da Pêra disse o que sentia: “Para mim isso representa muito, a minha geladeira comprei de segunda mão e consumia muito. A gente que é assalariada se quiser geladeira nova vai levar dois ou três anos pagando e fica difícil pra pagar outras coisas”.

As famílias precisam – “A prefeitura deu todo suporte de divulgação, de conscientização das famílias e condução destas ao Centro Cultural, cedeu o espaço e se uniu a esse projeto do Governo Federal junto com a Coelba no sentido de não só economizar energia, mas incluir uma vasta gama da população, sobretudo as mais carentes que são obrigadas fazer um alto consumo de energia. Essas geladeiras são econômicas, pesam menos no orçamento destas famílias. Elas significam um resgate da dignidade do lar, porque são novas, têm condição ideais de uso, mais higiene e fazem parte do que uma família pode desejar” - ressaltou o Prefeito Paulo Machado

O projeto Nova Geladeira foi lançado em junho de 2008 em Salvador e Lauro de Freitas. Até dezembro de 2009 elas eram vendidas por apenas R$ 120,00. A partir de 2010, o programa passou a atender as cidades do interior da Bahia e as geladeiras passaram a ser trocadas ao invés de vendidas o que representou um gasto a menos para a população carente.

Contas de luz... – Para solucionar problemas com valores altos nas contas de luz da população carente, a Coelba trouxe para Senhor do Bonfim o Projeto Nova Geladeira, que faz parte do Programa de Eficiência Energética. As famílias de baixa renda, inscritas em qualquer programa social e que tiverem um refrigerador velho e em péssimo estado de conservação (mas que esteja funcionando) podem substituir o equipamento por um novo, se inscritas no programa da Coelba e aprovados após triagem.

Lâmpadas e meio ambiente – Outros objetivos desta ação é promover o consumo eficiente, ajustar a capacidade de pagamento do consumidor e contribuir para a preservação do meio ambiente, ao evitar que o gás CFC-R12 seja lançado na atmosfera. Além da geladeira nova, cada uma das 1000 famílias cadastradas recebe quatro lâmpadas fluorescentes. Segundo Jazer Pacheco, gestor regional da Coelba, as geladeiras velhas recolhidas das famílias carentes são recicladas e após serem prensadas e vendidas, têm o seu valor revertido para os programas sociais mantidos pela empresa.

Requisitos para a troca – É preciso ser residente na sede de Senhor do Bonfim, não ter débitos com a Coelba, ter o fornecimento regular de energia e ter tarifa social de energia elétrica. O consumo médio do último ano deve ser igual ou acima de 70 kWh/mês, possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova geladeira.
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE