Caminhada ecológica escolar alerta população sobre a qualidade da água



A Escola Municipal de 1º Grau de Estiva pertencente ao municipio de Senhor do Bonfim, promoveu caminhada ecológica, entre alunos, professores e gestores. A caminhada foi uma ação do Projeto Semiárido Água tratada: Sinônimo de Saúde, projeto este construído pelos educadores da citada escola, teve como objetivo principal alertar alunos, pais e comunidade sobre a problemática de doenças adquiridas pela falta de tratamento de água, bem como, a importância do consumo de água tratada na localidade.

Os alunos compartilharam no pátio da escola, a experiência adquirida em campo através de pequisa feita ao longo de toda caminhada, que além de educativa foi muito produtiva para os discentes, que na oportunidade tiveram contato com a bela vegetação local e com as belezas naturais que o paraíso ecológico oferece. Alerta a comunidade quanto a importância do tratamento da água na barragem e nos dois poços artesianos que abastecem mais de 2.500 pessoas, pois não só o povoado de Estiva é beneficiado, mas também outras localidades, como: Canavieira, Campo Comprido, Pau d`arco e Caçador. Um dos alunos relatou: "nossa preocupação é que o nível da água está cada vez mais baixo e a falta de tratamento é constante" tendo identificado em dados estatísticos do posto de saúde vários casos de moradores com diagnósticos comprovados de parasitas como o Áscaris (Lombriga), Giárdia e a esquistossomose causada pelo Schistosoma mansoni, percebe-se a necessidade do tratamento da água para a população e a preservação daquela reserva natural.

O projeto tem como meta principal a formação de cidadãos conscientes para atuarem na prevenção de doenças ocasionadas pela água contaminada,visando a formação de conceitos ,procedimentos e atitudes que serão aprendidos na teoria e na prática do dia a dia escolar e no meio social em que os sujeitos estão inseridos, visando a prevenção de doenças.

Por Pedro Xisto
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE