População de Itiúba aciona a FERBASA no Ministério Público


Apesar de estar situada no município de Andorinha na fronteira com Itiúba, a FERBASA utiliza o município de Itiúba que não ganha nada em termos de impostos ou royalties para escoar sua produção de areia de cromita e o constante tráfego de caminhões carregados passando por dentro da cidade tem espalhado muita poeira que está prejudicando a saúde de centenas de moradores.

Os caminhões carregados de areia de cromita, percorrem 50 km dentro do município de Itiúba até o embarque via ferrovia, o problema mais grave está no perímetro urbano de Itiúba. Sendo que dentro da cidade os veículos passam por uma estrada de chão com 300 residências nas margens da mesma, passando pelas ruas do Matadouro, Padre Severo e João Avelino (Corte).

Os moradores queixam-se de problemas respiratórios, com casos muito graves de saúde. A poeira da estrada e o pó da areia de cromita diariamente, deixam os moradores irritados. Em quase todas as casas há pessoas com problemas de saúde causados pelo vai e vem das caçambas.

PROTESTOS

Já foi feito um abaixo-assinado, organizado pelos moradores da cidade, e a empresa foi acionada no Ministério Público Estadual, a estrada já foi interditada por três vezes com muito protesto e participação popular. Na quinta-feira passada houve mais um protesto em que moradores afetados pelos danos causados pelo pó excessivo da areia de cromita exigiram das autoridades as providências cabíveis.

De acordo com os manifestantes, o asfaltamento da estrada ajudaria a amenizar os problemas, segundo o suplente de vereador de Itiúba Aroldo Pinto, uma empresa como a Ferbasa, que tem um lucro líquido milionário, poderia tranquilamente asfaltar toda a estrada que passa por dentro da cidade em questão de dias.

Por: Portaldenoticias.net (com informações do Blog do Aroldo)
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE