Saúde quer a população sabendo mais sobre o combate à dengue


Engajado no esforço nacional de Combate à Dengue, o governo Cuidando da Nossa Gente, pela Secretaria Municipal de Saúde de Senhor do Bonfim e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divepe) dirigem-se à população com o objetivo de esclarecer quanto à pertinência do uso de inseticidas, no que diz respeito ao contido na seguinte nota técnica:


Esclarecimento para o uso do fumacê (Nova técnica 02/2008)


Esclarecemos que, a aplicação de inseticida através do método UBV-Ultra Baixo Volume (FUMACÊ) é restrita a epidemias de Dengue e/ou Febre Amarela, como forma de complementar às ações de combate ao potencial transmissor destas doenças, o Aedes aegypti.

O uso sem critério do FUMACÊ impacta o meio ambiente, causando mortes de insetos polinizadores, tais como: abelhas, vespas e borboletas, além dos predadores naturais que exercem a função de controladores das populações de vetores. Outra conseqüência negativa é a seleção de populações de mosquitos resistentes ao produto utilizado, dificultando a interrupção da transmissão através do controle químico, quando realmente for necessário.

Vale ressaltar, que o uso do FUMACÊ só elimina insetos alados, ou seja, os ovos e as larvas não são atingidos e renovam sempre a população dos adultos. Os insetos do gênero culex (muriçoca) se produzem em ambientes ricos em matéria orgânica, tais como: esgoto, água pluvial sem esgotamento, recipientes expostos em lixos, fossas abertas etc. Portanto, para combater as muriçocas são necessárias medidas de saneamento básico.

Divepe / Suvisa / Sesab / Semus
Postagem Anterior Próxima Postagem

PUBLICIDADE